domingo, 28 de outubro de 2007

Um olhar cansado...

O título não engana ninguém. Sim, este olhar está cansado. Decididamente a precisar de férias!!!!

O início de ano foi atribulado e ainda continua a sê-lo. As solicitações são muitas, a burocracia não parece terminar, papéis para um lado e para outro, grelhas de observação, planificações, aulas para preparar (5 turmas - 4 níveis). Às vezes apetece gritar bem alto STOP!!! Afinal, eu também tenho vida pessoal, não pode ser só escola...

A juntar a isto tenho a minha dissertação que me tem ocupado o tempo e o pensamento. O prazo a terminar e o trabalho parece que não se quer desenvolver. Felizmente já entreguei, mas não sem passar pela a situação de ir buscar a mesma à reprografia e descobrir que o funcionário escreveu o título com erro, por duas vezes!

Sinceramente foi uma semana complicada. Da casa à escola; regresso a casa para ir buscar uma declaração para entregar junto com a tese; ida à universidade onde se decobre que à quarta-feira de tarde a Secretaria não funciona; regresso à escola para chegar a tempo de uma reunião de Directores de Turma; no final de semana novamente à universidade para entregar a tese e regressar novamente à escola para dar as aulas da tarde. Horas de viagem, quilómetros percorridos...

No meio disto tudo testes para fazer, outros para corrigir; reunião de Directores de Turma que começou às 18h30 e só terminou pelas 22h, onde muito se falou, muito se discutiu, pouco se esclareceu, tudo na mesma. HELP!!!

Esta semana é mais pequena, eu sei, mas o trabalho a acumular não me permite o luxo de relaxar. As próximas semanas estão repletas de reuniões de Conselhos de Turma...

Este olhar anda um pouco cinzento, anda cansado, mas não se queixa. Não é essa a ideia. É mais um desabafo de alguém que por vezes se sente um pouco desorientado...

domingo, 21 de outubro de 2007

O que os alunos nos dizem...

"Faça como os outros!"

A minha única turma de 7º ano é o que basta para me dar dor de cabeça.
28 alunos, muito barulhentos, muito faladores e com poucas ou nenhumas regras de sala de aula (apesar de já estarem no 7º ano!!!!).
No outro dia, depois de 4 tentativas para falar "por cima" do que eles conversavam resolvi optar pela técnica silenciosa - se eu me calar, eles param para ver o que está o professor a fazer!
Até que um aluno que está ao meu lado me dá esta dica:
"Berre professora, para eles se calarem. Os outros professores também berram!"

Pois, começar a berrar a uma 2ª feira, já dá para imaginar como estarei na 6ª. Além disso, o meu instrumento de trabalho tem de "durar" até aos 65 anos e da maneira que as coisas andam, ainda irei dar aulas muda!!!!


"Este período não, mas no próximo eu trabalho!"

Aula de Matemática Aplicada do meu CEF. Andamos há 2 semanas a fazer exercícios sobre o cálculo de áreas (elementar, penso eu). A princípio muitas dificuldades, mas aos poucos "faz-se luz" e o pessoal já nem precisa de grande apoio para resolver - apenas pergunta pelo resultado.
Bom, existe a excepção de um aluno...
"Ó professora eu disto não percebo nada, nem vale a pena. É muito difícil! Mas não se preocupe. Este período é nega na certa, mas vai ver que eu recupero para o próximo. No 2º período vou perceber tudo!"
O que vale é a intenção... Não interessa o que ainda falta para vir (7 aulas até final do 1º período). Esta já se arrumou! Ano Novo, matéria nova!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A (falta de) Educação ?!

Queixámo-nos muitas vezes da educação que os nossos alunos têm nas aulas, ou melhor da falta dela. Apontamos os pais como os grandes educadores, e os que mais contribuem para esta lacuna. Também concordo, é com o exemplo que aprendemos, mas o exemplo não vem só dos pais. E se o exemplo não é bom, e não temos ninguém que nos oriente... Enfim, temos os alunos que temos!

Situação 1

Já aqui disse que este ano dou aulas a um CEF. É uma turma especial, convertida de PIEF para CEF, que tem aulas em instalações fora da escola. Embora o Director de Turma seja um professor da escola, eles têm uma senhora que, de certa forma, é responsável por eles. A verdade é que ainda não percebi muito bem a função dela (não sei se é uma espécie de assistente social), apenas sei que ela já "trabalhava com eles" quando funcionavam como PIEF e é ela que providencia todos os materiais escolares (lápis, caneta, máquina de calcular, etc).
Acontece que, na semana passada, estava eu a terminar a minha aulita de Matemática Aplicada (faltavam ainda 3 minutos para terminar) a dita senhora bate à porta, entra na sala e senta-se num dos lugares livres, com um jornal na mão. É lógico que o bando dispersou os pensamentos, distraíram-se com a dita e a aula terminou assim de um modo estranho. Confesso que fiquei sem reacção e ainda estou para perceber qual a ideia. Então entra-se pela sala e nem se pergunta se o pode fazer, se a aula já terminou?

Situação 2

Na mesma turma também dou a disciplina de Física e Química, exactamente no dia a seguir. Esta também aconteceu na semana passada e imaginem quem foi a personagem principal? Isso mesmo, a mesma senhora!
Sente-se um telemóvel a vibrar e o aluno pergunta se pode atender. NÃO, logicamente!
"Ó professora, mas é a dra. A.!"
Fiquei na dúvida, mas mesmo assim, deixei atender. O garoto pôs o telemóvel em alta voz e a senhora do outro lado diz o que tem a dizer. Mas então ela não sabia que estavam em aulas? Não sabe quais as regras da boa educação? Sinceramente...

domingo, 7 de outubro de 2007

Os professores e a outra secção!

O Dia do Professor foi na sexta-feira. Não passou indiferente. Parece que até ao Presidente da República também não, mas não sei pormenores do seu discurso.

As coisas não andam facéis, mas também não quero falar disso. Por norma sou optimista, acredito que as coisas podem mudar (embora não saiba quando, nem como). Não interessa. Estou nisto por amor, porque gosto da profissão, porque não me imagino a fazer outra coisa, porque foi o que sempre quis, desde que me lembro. Não tenho a certeza, mas acho que fui influenciada pela minha professora da escola primária. Pelo seu amor, pelo seu ensino, pela sua exigência. Devo-lhe muito, tem toda a minha gratidão pelos 4 anos de ensino!

Mas hoje, que decidi falar da profissão de professor, vou também dedicar este post à outra secção (autêntico 2 em 1). Já cá tinha falado dela, por cá já passaram comentários assinados deste modo. Por isso acho que devo um esclarecimento aos meus amigos visitantes, ao mesmo tempo que lhes dedico este post.

Então o que é isso da outra secção?

Acho que posso dizer que é uma pequena brincadeira.

Sou professora de Ciências Físico-Químicas, disciplina integrante da área disciplinar "Ciências Físicas e Naturais", juntamente com a disciplina de Ciências Naturais.

Por vezes os alunos não distinguem uma área da outra, pois os temas a abordar chegam a ser comuns no Ensino Básico. Nessas alturas, em que os alunos questionam determinado assunto da área de Ciências Naturais, são encaminhados por mim para fazer a mesma pergunta na outra secção (que em muitas escolas acaba mesmo por ser a sala ao lado) ...


Na nossa profissão conhecemos muita gente, uns com quem gostamos de trabalhar, outros que nem por isso. Mas uma escola é feita de relações humanas - alunos, pais, funcionários e colegas, e temos de saber lidar com todos. Quem está habituado a saltitar de escola em escola, já esqueceu o número de pessoas com quem se cruzou e de quem guarda boas memórias. Eu no meu caso, felizmente, tenho muitas boas recordações dos colegas que conheci da outra secção!