terça-feira, 23 de março de 2010

Boa educação

Já tinha dado o 1º toque. Tinha até dado o 2º toque. A aluna, do 9º ano, silenciosamente entrou, sem bater na porta e sem pedir licença. Sentou-se e começou a retirar cadernos e manuais, sem importunar ninguém.

No entanto, e porque um professor também deve educar, dirigi-me a ela e, em voz baixa, expliquei-lhe o que estava errado na sua atitude, na sua entrada. Pediu desculpa e a aula continuou.

Quase no final da aula, abrem a porta da sala. Era um membro da Direcção da escola, acompanhado de outra pessoa. Olhou, viu o que tinha a ver e pela mesma fechou a porta.

A aluna olha para mim e diz-me: "- Sabe professora, aprendi com este professor!"

Um bonito exemplo, sim senhor...

domingo, 21 de março de 2010

Cromos

Às vezes tenho o hábito de chamar cromos aos meus alunos.
Atendendo ao clima que se vive hoje nas escolas poderá até me trazer algum prejuízo, mas os alunos já me vão conhecendo e sabem que este termo não tem nenhum sentido perjorativo. Também é certo que nunca nenhum aluno se sentiu incomodado, pois aí eu seria a primeira pessoa a pedir-lhe desculpa.

Às vezes serve mesmo para chamar a atenção, ou até para desanuviar um pouco o ambiente.

No outro dia, numa turma do 9º ano, referi-me a um aluno em particular, ao que ele me respondeu:

"- Sim, sou o número 97!"

E da mochila retira uma caderneta de cromos das equipas de futebol lá da terrinha e lá estava ele, o cromo número 97!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Cansaço

Sinto-me cansada... Sinto que estou a usar as energias de reserva...

... quando não tenho paciência para os meus alunos...

... quando sinto que as aulas não fluem, eparecemque me saem a conta-gotas...

... quando não consigo processar a informação que vou lendo nos testes, nos relatórios e nos trabalhos de grupo que estou a corrigir...

... quando me sinto sem ânimo para preparar as aulas que ainda tenho de dar...

Eo pior é que, a duas semanas do final do período, ainda existe tanto para fazer e preparar para as avaliações...

Será que vou aguentar???

terça-feira, 9 de março de 2010

Ainda a minha sósia...

Já falei aqui da minha colega de História. A tal que colegas, alunos e funcionários nos confundiam... no início do ano, pensava eu...

No outro dia, numa turma que temos em comum, pude verificar que a confusão ainda continua...

- "Ó M. entregaste o relatório?"

- "Entreguei professora. Enviei para o seu mail."

- "Mas tu não tens o meu mail!"

Algum silêncio... processamento de informação...

- "Acho que enviei para o mail da professora de História..."

terça-feira, 2 de março de 2010

Trabalhos de Pesquisa

Não sou muito a favor dos trabalhos de pesquisa - os alunos limitam-se unicamente a pesquisar o tema na net, abrem a primeira ou primeiras páginas que o motor de busca disponibiliza e toca a fazer "copy & paste" para o word. Ou então, têm a sorte de encontrar o trabalho realizado por outro aluno, num outro ano lectivo qualquer, publicado num site de trabalhos escolares.

Alguns, ainda têm a "criatividade" de formatar de maneira diferente. Outros há que nem sequer alteram o tipo de letra.

Digamos que por esta altura já estou um pouco farta de ler e corrigir o mesmo trabalho, apenas identificado por nomes diferentes. (Quem me mandou a mim pedir estes trabalhos?!).

Mas o melhor (ou pior, eu sei lá) é estar a corrigir um trabalho sobre as reacções de precipitação, conteúdo abordado na componente de química, e ao virar da página descobrir que o aluno alterou o assunto, passando a "falar" de chuvas e chuviscos...

PS: Para quem quiser saber o que são reacções de precipitação é só espreitar aqui.


segunda-feira, 1 de março de 2010