Se a anterior semana não foi fácil, que dizer desta?!
Para começar, dia e meio em acções de formação que, com pena minha, pouco me "formaram" e só me faziam estar a pensar no trabalho que me esperava em casa! (Sim, os professores fazem muito trabalho em casa, pois não têm tempo para o fazer na escola... mas, isso é outro assunto).
Depois foi a Reunião dos Directores de Turma, com a carga de trabalho e de stress do costume, com os directores de turma dos 7º anos "às aranhas" para preparar as reuniões do Conselho de Turma do dia seguinte. Afinal, quem consegue analisar, em condições, 5 Projectos Curriculares de Turma de um dia para o outro?
Confesso que no meu caso, sendo a turma conhecida, não me foi dificil preparar a reunião. Contudo, na 6ª feira, a minha turma já tinha sido alterada com a troca de um aluno repetente por outro...
Os Conselhos de Turma também correram bem. As turmas eram conhecidas, os colegas também, acaba por ser diferente. Uma das novidades é apenas uma turma de 7º ano, com 28 alunos (vamos lá ver como vai ser trabalhar com estes).
A outra novidade é a minha "abençoada" turma de CEF. Pensava eu que a reunião que iriamos ter serviria para eu conhecer um pouco esta turma, também conhecida pela antiga turma do PIEF (que este ano se converteu em CEF). Pois não podia estar mais enganada! Ninguém me "apresentou" a turma, apesar de ser a novata, não faço ideia de quantos alunos são, não sei quais serão os critérios de avaliação, nem sei mesmo qual o nível dos alunos. Tendo a meu cargo a disciplina de CFQ, tenho de planificar de acordo os conhecimentos dos alunos nesta área... Valeu-me a leitura da legislação sobre o funcionamento destes cursos, mas se não fosse eu a insistir nem me diziam/mostravam o local onde este curso irá funcionar (as instalações são fora da escola).
Na altura fiquei fula, estava mesmo nervosa, hoje os ânimos já arrefeceram e o facto de ir perguntado aqui e ali (correndo o risco de ser chamada de "melga") já permitiu ter uma ideia dos alunos que me esperam e até de alguns dos procedimentos a ter em conta. Sei que não vai ser fácil, pois são alunos muito desmotivados, mas vou tentar fazer o meu melhor!
O que mais chateia nisto tudo, é que dedicamo-nos a analisar problemas e estratégias das turmas que temos na escola (e que até já conhecemos), mas estas turmas de CEF ou PIEF, dadas as suas características tão especiais, são deixadas um pouco de lado, quando à partida seriam elas a necessitar de uma análise mais cuidada. Será que é isto o mais correcto?
Ah! Entretanto, já foi a recepção aos alunos de todos os anos e pude voltar a estar com os "meus meninos". Apesar de todas as dores de cabeça que nos dão, foi bom matar saudades, sendo o aspecto positivo de toda uma intensa semana de trabalho!!
A todos os que já estão ao serviço aproveito para desejar:
Um bom início de ano lectivo!!!
6 comentários:
Um início de ano assim tão preenchido já faz prever um ano em cheio! Será-o, com certeza, também pela positiva!
Beijinhos
Bom trabalho!
Oh amiga, este ano estamos juntas nisse de turmas de CEF e PIEF. Tenho dos dois tipos. E realmente deveriam dar-nos mais informações sobre o funcionamento e planificações... É idiótico andar a preparar coisas que eu nem se estão adequadas...
Boa sorte... Vamos precisar!
Beijos
Só para desejar um bom início de ano lectivo!!
Beijinhos
Agradeço as palavras e retribuo.
Boa semana de trabalho.
Um abraço.
Força para este início de ano lectivo! :)
*Beijinhos*
Desejo-te a maior das sortes com a tua escola e as tuas turmas. Por vezes é mesmo preciso.
Beijos
Enviar um comentário