A primeira semana custou-me muito a passar! E ainda só foi a primeira...
Por um lado, as "apresentações" que nunca mais terminavam, por outro, os colegas que não me largaram, em parte devido à inclusão de dois alunos novos na minha "velha" direcção de turma.
Para contextualizar, a história resume-se deste modo: incluídos na minha turma estão 2 alunos repetentes, provenientes de uma turma complicada, os quais foram alvo de um processo disciplinar no ano passado.
A princípio também eu fiquei receosa. Não os conhecendo pessoalmente, e só conhecendo o seu "historial" pelo pouco que se foi ouvindo pela sala de professores, confesso que fiquei preocupada com os problemas que poderiam causar numa turma que, pelo menos até à data, não tinha dado nenhum.
A reunião de Conselho de Turma antes do início das aulas também não ajudou. Uns colegas conheciam os alunos, outros conheciam o historial... Enfim...
Por defeito meu (que em muitos casos já me tem saído bem caro, e doloroso)resolvi dar o benefício da dúvida - afinal "ano novo, vida nova". Podem chamar-lhe ingenuidade, ou mesmo parvoíce, mas não poderiam estes alunos ter mudado de atitudes, de comportamentos? Não podiam estes alunos ter aprendido com os erros do ano passado?
É esse o meu espírito nas minhas aulas. Bem sei, que na hora em que "aprontarem" terei de tomar medidas, mas não sou capaz, não sinto que procedo de maneira correcta se estiver só a pensar em apanhar estes alunos em falso.
Mas nem todos os colegas pensam assim. Em todos os intervalos, os colegas vêm ter comigo:
-"Então que tal se portaram eles?"
- "Hoje na aula até trabalharam. Fiquei admirada!"
- "Vi-te a falar com eles. Já aprontaram?"
- "Chegaram atrasados.... Estiveram distraídos..."
Que tal dar-lhes uma 2ª oportunidade? Era boa ideia... não?
Batismo do Senhor
Há 9 anos
1 comentário:
As reuniões de início de ano às vezes têm um problema: podemos ficar com ideias pré-definidas sobre certos alunos com tudo o que isso implica.
Um abraço´.
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