sexta-feira, 5 de junho de 2009

Ventos de Mudança

Diz o ditado "Quem muda, Deus ajuda!".

Mas o que é certo é que para muitos a mudança pode ser sinónimo de desconfiança. Temos sempre um certo receio de mudar - de hábitos, de turma, de cidade, de casa, de escola... Mas ao mesmo tempo, pode ser motivo de descoberta, de aprendizagem...


Este é um ano de mudança nas escolas. Há concursos (e só por isso já se adivinham GRANDES mudanças) e ao mesmo tempo aparece-nos a figura do Director.

Enquanto que em algumas escolas o processo ainda não se concluiu, na minha escola tudo tem seguido os trâmites legais e o Director (no caso, único candidato) já tomou posse.

E as mudanças já se fazem sentir...

Uma delas relaciona-se com a indisciplina de alguns alunos. Logo nos primeiros dias, após a tomada de posse, aconteceu um incidente grave na escola, envolvendo cerca de 8 alunos. Acabou tudo por se resolver (dentro do possível) e rapidamente.

Ora uma das medidas tomadas pelo Director foi a de fazer circular por todas as salas de aula uma informação relativa a este incidente, informando que os alunos seriam alvo de um processo.

Pode parecer estranho esta "novidade". Já trabalhei em escolas em que sempre que um aluno tinha um castigo mais grave, como o auxílio dos funcionários durante alguns dias ou até mesmo a suspensão, era dado a conhecer a toda a comunidade. Nesta escola não se tinha esse hábito, com a desculpa que isso poderia "ferir" o aluno castigado.

Na minha opinião é importante que os alunos saibam que certas atitudes poderão desencadear um processo e que aprendam com o castigo dos outros. Se pensarem que a escola não toma medidas poderão cair no erro de acharem que sairão impunes...

Sem comentários: