quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Olhos Azuis!!

A notícia não é nova. Primeiro foi a LopesCa, que me chamou a atenção e no mesmo dia recebo um mail da P.

A verdade é que ainda não tinha tido tempo de postar, mas acho que este cantinho o merece, ou não fosse um olhar azul...



Todos os olhos azuis têm o mesmo antepassado comum,
diz estudo genético

No princípio todos teriam olhos castanhos. Porém, um dia — o “acidente” poderá ter ocorrido há cerca de seis ou dez mil anos — alguém sofreu uma mutação no gene conhecido hoje como OCA2, que perturbou a produção de melanina na íris. Assim terá surgido o primeiro par de olhos azuis e deste antepassado terão vindo todos os que hoje existem.

Esta é a tese de uma equipa de cientistas da Universidade de Copenhaga que estudou o ADN de aproximadamente 800 pessoas com olhos azuis, desde os loiros escandinavos aos turcos de tez escura.

Segundo o artigo publicado este mês na revista científica Human Genetics, a mutação não silenciou o gene. Apenas terá limitado a sua capacidade de produção de melanina — o pigmento que dá cor aos nossos olhos, cabelos e pele — na iris. Ou seja, “diluiu” a cor castanha até ao azul.

Os diferentes tons de castanho nos olhos traduzem-se em variações consideráveis na produção de melanina de cada indivíduo. Quanto às outras cores — verdes, cinzas — representarão diferentes doses de melanina.

No caso do azul é diferente. A variação de quantidade de melanina na iris das diferentes tonalidades de azul nos olhos claros é muito pequena. Daí tudo estar relacionado com um só antepassado, concluem os cientistas.

3 comentários:

Anónimo disse...

A ciência em acção!!!

LopesCaBlog disse...

heheh a família dos olhos azuis aumentou :)

A Professorinha disse...

Hum... quer isso dizer que gente de olhos azuis é tudo da mesma família???...

É preciso ter cuidado com os incestos :)

Beijinhos