sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Comunicados

Na minha ex-escola, quando o Director assumiu funções instituiu o sistema de comunicados. Todos os dias, às vezes mais do que uma vez no dia, aparecia uma folha afixada na sala de professores, comunicando diversos assuntos. Todos esses comunicados eram devidamente numerados.


Achei uma medida positiva, até porque esse sistema, na altura, foi utilizado para informar os alunos, nomeadamente sobre as medidas adoptadas perante um caso de indisciplina grave que na altura ocorreu. Até aquela data, os alunos não tinham conhecimento dos "castigos" implementados, pensando que os colegas saíam impunes dos seus actos.

Quando cheguei a esta escola, a "moda" dos comunicados, já não era novidade para mim, e realmente, diariamente lá vão "brotando" comunicados da direcção. O desta semana merece especial atenção: "os professores que não estejam na sala de aula até 5 minutos após o toque terão falta".

Infelizmente, isto é mais um sinal do que se passa na nossa profissão. Há uns tempos foram-nos retiradas as regalias das faltas ao abrigo das férias, que muitos colegas usavam e abusavam, indiscriminadamente. Agora, foi a própria direcção da escola que resolveu tomar medidas drásticas, após ter advertido, sem sucesso, os professores que abusavam dos intervalos. Infelizmente, há muita coisa que precisa de mudança na nossa profissão...

E no meio disto tudo, temos os alunos, de forma arrogante, a insinuar ao professor - "olhe que já quase passaram os 5 minutos"!!! Então, e quando são eles que, sistematicamente,chegam atrasados?


1 comentário:

A Professorinha disse...

Quando uns não cumprem, como podem exigir aos outros que cumpram?... Há que haver cumprimento de parte a parte!...