terça-feira, 13 de julho de 2010

Despacho 50 e os Planos de Recuperação

Não é novidade para quem segue este espaço - todos os anos, por esta altura, o pessoal afecto à DREN espera e desespera pelo facto de ter de introduzir os dados dos planos de recuperação elaborados ao longo do ano lectivo, numa plantaforma informática. Para que isso serve, ainda ninguém conseguiu dar resposta, mas também não é isso que vem ao caso.

Estou desde as 14h na sala de professores a inserir dados. Não os meus, que já fiz a minha parte, com uma boa ajuda. Mas de colegas minhas que, pela primeira vez, se vêem a braços com tão ingrata tarefa. Parei agora porque a plantaforma deve estar cansada...

Mas impressiona o facto de serem os desgraçados dos DT, mais uma vez, que arcam com todas as tarefas. Se olhar para a sala de professores, e se atender ao facto de estar todos os dias na escola, desde manhã cedo até ao final da tarde, alguns colegas já não os vejo há algum tempo. Pois, não são DT nem têm outros cargos que os ocupe, e então toca lá a aproveitar estes dias, que lá para Agosto pode ser que o tempo não esteja tão favorável.

Até mesmo os secretários, a quem não lhes custaria colaborar na tarefa, se pensarmos que ao longo do ano se fizeram o seu papel (entenda-se, elaborar a acta), não foi nada de especial, até porque, nós bem sabemos quem faz algumas das actas das reuniões...

E mesmo quando eu, topando a presença de certas pessoas, lanço o repto de que os secretários deveriam ajudar os DT´s, ninguém se manifestou... E ainda tiveram a lata de sair e desejar boas férias!!!!!

É por isso que, na minha opinião, o cargo de DT deveria ser rotativo... Talvez assim dessem o devido valor!


PS - amanhã lá estão novamente os DT's - formação de turmas!!!! O que se seguirá?!

4 comentários:

Sílvia disse...

Olá, como eu te entendo, e amanhã... lá espero pela tua ajudinha para o despacho 50. Bj

vidinha disse...

Compreendo e concordo que o DT está sobrecarregado com afazeres muitas vezes desnecessários, concordo que o secretário/a poderia ajudar nas tarefas que são atribuídas ao colega DT, mas também acho que se fossemos coerentes, todo o CT deveria colaborar na realização das tarefas, mas isso era se houvesse bom senso... o que na maioria das vezes não acontece. Como tal, e porque funcionamos muito bem sobre coacção, que tal colocarem essas decisões por escrito e assim ninguém se chateia?

IsaBelMontes disse...

Interessante o seu espaço!

Boas e merecidas férias!

Isabel

olho_azul disse...

Para vidinha:
isso é algo que eu faço. todos os anos, no meu relatório de DT, na reflexão final, deixo sempre a sugestão de aumentar a responsabilidade do secretário, alertando para o facto de muitas vezes o restante CT se distrair das suas funções. Mas o que por vezes irrita é que o CT é formado por DT e secretários (como foi o caso do meu CT deste ano) e o comportamento que assumem nas suas reuniões é bem diferente do que assumem quando estão em reuniões em que são meros professores.

Para Isabel:
Obrigada! Igualmente!