sexta-feira, 20 de abril de 2007

Encarregados de Educação, Alunos e Avaliações

Ou Direcção de Turma, em geral!

No início da semana realizei a minha reunião com os Encarregados de Educação para entrega das avaliações.
Não sei se sou muito a favor de se entregarem as notas só no período seguinte. Surpreende-me que seja somente nesta reunião que os pais tenham conhecimento da avaliação dos seus educandos. Será que custa muito uma deslocação à escola para saber os resultados?
O que também me deixa surpreendida é o próprio interesse dos alunos, quando no primeiro dia de aulas, após a interrupção, nos questionam sobre a avaliação que realmente obtiveram. Bolas, eles realmente não se interessam por aquilo que fazem (ou deviam fazer)!
O panorama não é muito animador. Se fosse final de ano, 10 alunos ficariam novamente no 7º ano, por isso pensei que a reunião iria ser um pouco complicada, com pais a reclamar por notas ou a pressionar para o filho passar de ano. Eu sei lá, acho que imaginei um cenário negro. Exagero meu (como às vezes acontece)! Afinal, que poderia eu esperar de uns pais que ao longo do ano apenas comparecem na escola para recolher as avaliações, ou se foram convocados (e deste grupo, alguns nem sempre respondem à convocatória).
Apareceram, imaginem, 10 pais! Sim, 10 (dez) pais, de uma turma de 27 alunos! E está bom de ver, os que apareceram nem sequer eram os pais dos alunos de risco. Bem pelo contrário, apareceram exactamente os pais dos alunos que pouca ou nenhuma preocupação dão ao Conselho de Turma, mas que dão importância ao estudo dos seus educandos, que exigem deles estudo, trabalho, que estão atentos, que esperam um futuro para os seus filhos.

O 3º período já se iniciou há mais de uma semana e os alunos continuam na mesma, sem qualquer interesse por melhorarem. Talvez por que não acreditem em milagres, talvez por que estão completamente desinteressados, talvez por que ainda não acordaram para a realidade.

Será que irão abrir os olhos a tempo?

12 comentários:

Tozé Franco disse...

Já sabemos que se eles não passarem a culpa é do ...professor!
Aliás, quando tiram más notas a culpa é dos professores e, muitas vezes, quando tiram boas notas é apesar dos professores.
No final do período entreguei as avaliações pessoalmente aos pais de 25 dos 28 alunos da minha turma.
Entretanto, no reinício das aulas já entreguei a mais um e combinei a entrega com outro. Só ainda não fui contactado por um.
A ver vamos no final do ano.
Um abraço e bfs.

Márisa disse...

É como diz o velho ditado: "Só se lembram de S. Bárbara quando troveja!" Lol. Beijinhos e bom fim de semana

Andreia disse...

Eu acho k alguns pais vivem noutra realidade... noutra dimensão, onde a responsabilidade de educar os filhos é direccionda para os outros!!!!... Enfim...

Alda Serras disse...

Parece que tanto lhes faz passarem ou não. É um fenómeno que não entendo. Pode ser que estas palavras de uma E.E. ajudem a esclarecer esta atitude despreocupada: "Eu só quero mantê-lo cá até fazer os 15, depois inscrevo-o no centro de "desemprego" para tirar um curso pago. Foi o que fez a irmã."

Bom fim-de-semana!

A Professorinha disse...

Tenho sérias dúvidas que abram os olhos. Até porque, como todos nós sabemos, é muito complicado reprovar um aluno e nos fim já se sabe... e eles também sabem :|

Tens um prémio lá no meu canto ;) acertaste no meu destino deste fim-de-semana :)

Beijinhos

Marina disse...

Ser DT deve ser dificil...
Eu ainda nao passei por isso!
E acho que nao ha ninguem que nos ensine como desempenhar essas funçoes...
Acho que quando me calhar vou ficar um bocadinho assustada.

Beijitos e continuacao de bom trabalho

Stôra disse...

São todos assim! Mas acho que eles estão sempre à espera de milagres no final do ano. Quando lhes damos "sermões", muitos dizem (com a maior das latas): "No ano passado foi a mesma coisa, tinha 8 negas e passei de ano"... Perante isto... o q fazer?!
*Beijinhos*

Márisa disse...

Bom feriado. Beijinhos

AnaCristina disse...

Para quê abrir os olhos a tempo se depois ninguém liga?
De que vale ter boas notas se depois ninguém dá valor ao trabalho que ele fez?

O professor dá... Sim! No entanto o professor não está comigo em casa...

Anónimo disse...

Assim se vê como é importante o acompanhamento por parte dos Encarregados de Educação. Mas cada vez mais os pais se demitem dessa obrigação!

Beijinhos :)

Enfim... disse...

é pena e infelizmente é o que mais á por ai...eu então se fosse prof passava aquela gente toda eheheheheh enfim...temos de levar a coisa na brincadeira se não...lol

bjokas e bom fim semana

A Professorinha disse...

Os meus voltaram de férias DOIDOS!!!!!! Eujá não sei o k hei-de fazer com eles... Às vezes só me apetece bater-lhes de tanto que me irritam. E depois eu ouço de todos os professores... e como se não bastasse já ouço de professores de outras turmas sobre eles...

Beijinhos