domingo, 7 de outubro de 2007

Os professores e a outra secção!

O Dia do Professor foi na sexta-feira. Não passou indiferente. Parece que até ao Presidente da República também não, mas não sei pormenores do seu discurso.

As coisas não andam facéis, mas também não quero falar disso. Por norma sou optimista, acredito que as coisas podem mudar (embora não saiba quando, nem como). Não interessa. Estou nisto por amor, porque gosto da profissão, porque não me imagino a fazer outra coisa, porque foi o que sempre quis, desde que me lembro. Não tenho a certeza, mas acho que fui influenciada pela minha professora da escola primária. Pelo seu amor, pelo seu ensino, pela sua exigência. Devo-lhe muito, tem toda a minha gratidão pelos 4 anos de ensino!

Mas hoje, que decidi falar da profissão de professor, vou também dedicar este post à outra secção (autêntico 2 em 1). Já cá tinha falado dela, por cá já passaram comentários assinados deste modo. Por isso acho que devo um esclarecimento aos meus amigos visitantes, ao mesmo tempo que lhes dedico este post.

Então o que é isso da outra secção?

Acho que posso dizer que é uma pequena brincadeira.

Sou professora de Ciências Físico-Químicas, disciplina integrante da área disciplinar "Ciências Físicas e Naturais", juntamente com a disciplina de Ciências Naturais.

Por vezes os alunos não distinguem uma área da outra, pois os temas a abordar chegam a ser comuns no Ensino Básico. Nessas alturas, em que os alunos questionam determinado assunto da área de Ciências Naturais, são encaminhados por mim para fazer a mesma pergunta na outra secção (que em muitas escolas acaba mesmo por ser a sala ao lado) ...


Na nossa profissão conhecemos muita gente, uns com quem gostamos de trabalhar, outros que nem por isso. Mas uma escola é feita de relações humanas - alunos, pais, funcionários e colegas, e temos de saber lidar com todos. Quem está habituado a saltitar de escola em escola, já esqueceu o número de pessoas com quem se cruzou e de quem guarda boas memórias. Eu no meu caso, felizmente, tenho muitas boas recordações dos colegas que conheci da outra secção!

5 comentários:

a d´almeida nunes disse...

Também não me recordo em concreto dos pormenores do discurso do Presidente da República. Só me lembro de que gostei dos termos em que se referiu à Educação em Portugal.
Uma coisa é inquestionável. Temos uma Ministra da Educação que, ela própria, devia ir para uma Escola de Psicologia, pelo menos. Não tem modos nenhuns, nem capacidade de argumentação para defender os argumentos das acções do seu Ministério. Chega a ser confrangedor!...
Uma Ministra da Educação tem que ser muito mais do que o que a actual tem vindo a mostrar...
bjinho
António

eskisito disse...

Isto é como a vida real. Existem os bons e os maus. O problema é, por vezes, parece-me que estamos a brigar uns contra os outros no meio de uma guerra contra nós.
Beijos e estar nisto por amor parece-me bem.

A Professorinha disse...

Por acaso já me perguntei o porquê da co-existência das duas disciplinas no 8º ano... é que os programas são os mesmos... ou parecidos...

Beijinhos

Quanto ao presidente, não lhe dou muito crédito... eles dão um no ravo e outro na ferradura...

Anónimo disse...

Uma boa relação entre as várias secções de uma escola é fundamental para o bom funcionamento da mesma! Infelizmente isso nem sempre acontece!

Beijinhos
Boa semana!

Anónimo disse...

Gostei deste post e da boa relação entre os colegas de diferentes secções. Assim é que deviam ser as relações entre os colegas na escola.
Só lamento que alguém pense que um de nós está a mais e um podia substituir o outro. Essa afirmação deve ser fruto de desconhecimento dos programas das respectivas disciplinas.

Ex-Colega da Outra Secção