sábado, 2 de maio de 2009

Quando os alunos são como os gases nobres - INERTES!

Por estas alturas, ando a ensinar (ou a tentar, que às vezes é mesmo essa a sensação que tenho...) algumas características da Tabela Periódica. Aí podemos encontrar um grupo de elementos, como o Hélio, o Neon, o Árgon e o Krípton, designados de Gases Nobres ou Inertes. São assim chamados por praticamente não reagirem com outros elementos químicos.

O mesmo acontece com alguns dos meus alunos - são inertes; não reagem mesmo quando são provocados! Eles estão no 9º ano e em alguns casos o cenário apresenta-se negro, demasiado negro.

Num destes dias, uma professora de uma das minhas turmas dirigiu-se a um grupo de alunos - "Vocês estão chumbados!".
Reacção? Nenhuma!
Apenas no dia seguinte um deles se dirigiu à referida professora e lhe respondeu - "Está enganada. Eu não vou chumbar o ano!". Ao que ela lhe respondeu - "É isso mesmo que eu quero ouvir. Revoltares-te contra mim e mostrar-me que eu estou enganada!"

Talvez seja uma medida anti-pedagógica, não defendida por pedopsiquiatras e afins. Mas o que é certo, é que esse mesmo aluno anda mais empenhado e é bem capaz de cumprir com a sua palavra.

Só que a maior parte dos alunos vive passivamente, sem perspectivas de futuro, sem um objectivo que os motive! É importante que saiam desta inércia, é importante que reajam, que lutem pelo seu futuro!!!! Afinal, serão eles a Sociedade de amanhã!

2 comentários:

Marina disse...

Eu estou a corrigir umas fichas e acabei de conhecer 2 grupos recentes: os "Gases Novos" e os "Materiais Alcalinos"!

Beijinhos e boa semana

Marivaldo Mota disse...

Olá, muito bem professor, assim anda a nossa juventude inerte a tudo, a política,e educação, enfim a tudo que lhe cercam, precisamos sair dessa inercia, já foi provado cientificamente que alguns gases nobre reagem. Vamos reagir juventude, vamos acordar pra vida, vamos reagir, principalmente com esses canalhas que se dizem representantes do povo! Acorda brasil! Mota- PCdoB- arapiraca-AL