domingo, 20 de dezembro de 2009

Há gente muito complicadinha...

Cada vez me convenço mais que os professores estão a ficar muito burocratas (talvez devido à burocracia que nos envolve, em especial no ensino básico). Eu tento evitar ser atingida por esse vírus que, por vezes, consegue ser bem pior e mais temível do que o da Gripe A.

Mas explicando melhor...
Ontem foi a reunião de avaliação da minha direcção de turma. Mais uma vez o trabalho foi 99,9% do Director de Turma que levou tudo pronto para a reunião. E quando digo tudo, é mesmo tudo! E assim, no espaço de uma hora, as notas foram cantadas e os planos preenchidos!


Ok, a rapidez é inimiga da perfeição! Mas se não nos perdermos em comentários desnecessários sobre cada um dos alunos, se cada um se compenetrar na sua tarefa (em vez de estar a pensar/preparar/finalizar a sua direcção de turma), de facto consegue-se realizar a reunião num espaço de tempo bem mais curto do que o previsto.


Terminada a reunião, e habituada de nos últimos anos assim proceder (era algo que nos pediam com certa urgência), dei ordem de impressão à pauta e aos registos de avaliação e levei para a comissão de verificação.


E não é que não queriam verificar os documentos?! Alegavam que não o faziam sem eu ter entregue a acta! Que guardasse no meu cacifo!

Passei-me! Completamente! Não queria ficar com a responsabilidade de guardar os registos, até porque vinha de fim-de-semana (ou melhor, passar o Domingo a casa!)

Então, muito calmamente, lá fui explicando que esse material poderia ser verificado, deixando uma nota que faltava o resto dos documentos.

Não, não podia, que eles tinham que preencher um documento de verificação, que eu teria de assinar...


Pois, eu sei, e se eu assinar só depois de tudo verificado... (daaaahhhh)


Não sei se estão a imaginar, mas foram, à vontade, cerca de 10 minutos de impasse. Até que um deles lá considerou que se poderia adiantar o serviço (não tinham mais nada para verificar) e lá me verificaram as avaliações.


Complicado, não? Mas ainda não ficou por aí. Os registos de avaliação são elaborados pelo próprio programa de faltas (que muitos devem conhecer). Então, será que alguém me explica porque se verifica a pauta e os registos??????


E no fim, ainda tive ser eu a dar-lhes a dica para anotarem quantos planos de recuperação eu deveria entregar para depois confirmarem se eu realmente não me esqueci nenhum...

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esse grupo de "conferentes" foi escolhido pelo director atendendo a critérios rigorosos de competêcia(!), isto é, capacidade de decisão, eficiência e liderança...

olho_azul disse...

Caro anónimo:
Não questiono a escolha do director, até porque sei reconhecer que no grupo seleccionado existem pessoas que possuem todas essas qualidades! Simplesmente penso, na minha simplicidade, que não vale a pena complicarmos as coisas. Eu própria fico nervosa e ansiosa enquanto não entrego todo o material das minhas reuniões...