terça-feira, 4 de maio de 2010

A maior "maia" do mundo!

Não sei se conhecem a tradição das maias - colocar maias nas casas, na noite de 30 de Abril para 1 de Maio. A ideia é afastar as bruxas... Podem saber um pouco mais aqui!

A da foto é especial! Tem cerca de 6 metros de diâmetro e foi elaborada por iniciativa da Câmara Muncipal de Caminha.

Digam lá se não está fantástica!!!!!

2 comentários:

Em@ disse...

Engraçado sendo uma tradição tão antiga, difere de região para região. de origem pagã o seu objectivo era afastar os espíritos nocivos que pudessem assombrar a família. era a necessidade de arranjar formas efectivas de protecção e de esconjuro contra o mal.algo que protegesse a família e lhe desse segurança.o cristianismo proibiu estas manifestações e depois assimilou-as de uma forma ou de outra.
Na madeira fazem uns colares de mal-me-queres amarelos também chamados maias. de Olhãp à Fuzeta fazem uns bonecos de pano, acompanhados de quadras para criticar a sociedade, que colocam à beira da estrada nacional 125...e come-se caracóis. em Trás-os-Montes come-se castanhas piladas...

a d´almeida nunes disse...

Esta designação de "maias" ligada à tradição pagã, que também é adoptada pelos católicos, também a tenho vindo a associar às flores e respectivas plantas de cor amarela, que florescem por alturas da Páscoa e que por isso mesmo também se apelidam de pascoalinhas. E que se confundem com muita facilidade com as giestas propriamente ditas.
temas interessantes que vamos partilhando por aqui e por aí.
Bj
António