quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Crónica de uma despromoção anunciada

Há dias atrás recebi este postal da Lisboa Editora.
Não é o manual adoptado na minha escola, mas enviaram o postal com a sugestão de explorar este planeta, abordando a "biografia" do planeta que deixou de o ser e agora é planeta Anão.
A Ciência está de facto em mudança e desenvolvimento todos os dias! Aquilo que ensinamos num dia pode ser contrariado no dia seguinte. Por isso a Ciência é fascinante!
No ano anterior falavamos do Sistema Solar com 9 planetas. Este ano apenas de 8. É um pouco triste, nostálgico, não acham?
E para Plutão? Alguém pensou nele? Desde 1930 que pertencia ao 1º escalão - era planeta. Agora não passa de um planeta Anão. (Estou a escrever estas linhas e, não sei porquê, veio-me à ideia o professor titular... Será que corremos o risco de sermos despromovidos?).
Então, olho para a imagem e vejo alguém a apagá-lo e penso na resposta que os meus alunos me dão: " Plutão não é planeta, deixou de existir!".
Será que alguém o apagou mesmo?
Será que algum dia voltará a ser promovido?

7 comentários:

Alda Serras disse...

Lembro-me de, nos meus tempos de estudante, ter ouvido qualquer coisa como: o que hoje é verdade em ciência, amanhã já não o é. A despromoção de Plutão é uma prova disso.

Quanto aos professores serem despromovidos: já o somos todos os dias aos olhos dos nossos alunos e dos pais dos nossos alunos. A ninistra só veio dar um empurrãozinho.

Stôra disse...

São estas, e outras imagens semelhantes, que originam concepções erradas nos nossos alunos! Quando perguntamos o que aconteceu a Plutão eles respondem que ele já não existe, que desapareceu! :( Temos de nos esforçar para contrariar esta noção!
*Beijinhos*

Marina disse...

Tambem recebi um postal igualzinho!
eh eh

E ja agora, o postal diz:
Plutao (planeta, 1930-2006)
Sera que antes de 1930 Plutao nao era planeta?
Ou sera que nem se quer existia?

Beijitos

Márisa disse...

Ainda não percebi muito bem a despromoção do planeta! Já ouvi falar mas ainda não tive tempo para pesquisar.

Qual a diferença entre ser planeta ou ser planeta anão?

Tou curiosa...

Beijocas

A Professorinha disse...

Vai ser difícil habituar-me a isto dos 8 planetas... assim como à nova terminologia... eu que passava a vida a dar exemplos de substantivos e afins...

Beijos

anokas disse...

o que eu acho é que a despromoção nunca deveria acontecer!!! a não ser que devidamente atestada por falta de mérito claro!!! o que não é o caso!
isto faz-me lembrar a guerra funcionários publicos versus funcionários do privado... os do privado estão sempre ronhónhó porque vocês têm muitas regalias...ronhónhó a adse... ronhónhó isto e aquilo! só vêm as regalias dos outros e não lutam pelas suas! e depois quando nos tiram as regalias ficam contentes por ficarmos todos iguais... esquecem-se q eles não subiram de nível... nós é q descemos!!!
e assim desce-se o nível para ficar tudo igual! não se luta por direitos! não!
tira-se a uns para ficarem todos iguais!!! será???
enfim... isto foi só um desabafo eheheeh
pobre Plutão!!! e então a mnemónica que aprendemos em criança??? já não faz sentido :D
bjokas da anokas ;)

quarkup disse...

eu acho que foi demasiada importância a esse facto , isto não passa de uma nova classificação em que plutão ficou de fora , pois a definição de planeta ficou mais apertada devido À descoberta de corpos identicos ao de plutão só que maiores .

Daqui a algum tempo pode existir mesmo outras mudanças , mas quem ensina não ensinou errado , porque por exemplo não chega saber o nome da pessoa , é sim mais importante saber as caracteristicas de uma pessoa bonita , simpática , altura , "peso " , etc, o que mudou foi a etiqueta que estava em Plutão .