domingo, 5 de novembro de 2006

Finalmente

Finalmente acabaram os testes!
Finalmente estou de volta ao meu cantinho. Oh que saudades...
Confesso que já estava um pouco farta de corrigir tantos testes. Em números? Sim, porque sendo uma "mulher de ciências" os números fazem parte da minha vida. Então a semana foi assim:
5 turmas, 124 testes, 593 páginas
Isto para não falar dos 8 alunos com Necessidades Educativas Especiais, que obrigam a um trabalho duplo.
Não me posso queixar dos resultados, mas também sei que poderiam ser bem melhores. Cada vez mais verifico que os alunos estudam menos, importam-se menos com a escola. E nós, professores, fazemos um esforço enorme para os cativar, para os fazer compreender da importância que a escola tem.
No início eram 2 ou 3 os alunos que não desenvolviam hábitos de estudo, nem apresentavam métodos de trabalho. Hoje em dia, quase que se fala na turma em geral. E por mais estratégias que se arranjem, não se conseguem vislumbrar nenhuns resultados.
Os alunos estão cada vez mais "áereos", com os pensamentos longe da sala de aula. Costumo brincar com eles, dizendo que estão todos na Lua (sendo este um dos assuntos que se fala no 7º ano, se calhar nem me posso queixar...), mas depois de corrigir alguns testes só me apetecia "abaná-los" um pouco para os acordar. De todos os testes que corrigi, ressaltaram 3 respostas que só demonstram a falta de atenção dos nossos alunos. Elas aqui ficam...
Questão 1: De entre as constelações A e C, qual apresenta maior interesse para os habitantes do hemisfério norte?
Resposta: De entre as constelações A e C a mais importante é a B.
Questão 2: Indica o nome de um planeta que não tem luas.
Resposta: O planeta Terra.
Questão 3: Indica o nome do único planeta que se conhece com vida.
Resposta: O planeta Marte.
Como é difícil ser professor...
PS. Queria pedir desculpa por não ter podido passar pelos vossos cantinhos. Mas depois da semana de testes, e desta semana que, apesar do feriado, também foi um pouco complicada, prometo fazer uma ronda por todos. (Antes que a segunda semana de testes chegue...). Até já!

15 comentários:

Alda Serras disse...

Também sinto o mesmo: eu trabalho cada vez mais e eles cada vez menos.
Os professores são chatos, a escola é uma seca, trabalhar para quê? Estudar? Estudem os professores,...

Não sendo eu de Ciências, não percebi a pergunta e a resposta três: então a Terra não é o único planeta onde há vida?

olho_azul disse...

Tens razão Bell. Obrigada pela tua indicação. Foi um lapso que já corrigi. Essa é a resposta correcta, mas não foi a que obti num dos testes.

Alda Serras disse...

Logo vi que havia engano. O teu aluno distraído devia estar a pensar nos marcianos! Os alunos escrevem mesmo a primeira coisa que lhes vem à cabeça, pensar dá muito trabalho!

A Professorinha disse...

Beijos do planeta Marte :) Como é o único em que há vida, deve ser este em que vivemos... e os teus e meus e os alunos de todos nós são os marcianos :)

Beijocas

Márisa disse...

Sempre gostei desta matéria!
:-)
Ciências foi uma disciplina que sempre me cativou!
Beijos

Anónimo disse...

Tb és "stôra" de C.F.Q. :)))
Os meus pestinhas do 7ºano só fazem teste na 3f. Todos os anos tenho leccionado 7ºano e muitas das respostas dão vontade de rir (ou chorar!...)
Força pros próximos testes :)
*Beijinhos*

Marina disse...

Ai as respostas que eu tambem ja tive!eh eh
Essa de Marte ser o unico planeta com vida, tambem ja me aconteceu!

E ja agora, uma das minhas:
Questao: Justifica a escolha da alinea anterior.
Resposta: Eu escolhi a resposta X porque acho que esta certa!
Bem justificado! ;-)

Beijitos e continuação de bom trabalho!

anokas disse...

tens um desafio no meu blog ;)

Anónimo disse...

percebi ke é professora de ciencias. poderá responder a estas perguntas:
1º- qual a origem (aparecimento) das vitaminas?

2º- Quando apareceram?

o meu filho anda no 6 ano e tem dados voltas e voltas para obter estas respostas e sem conseguir.
Obrigada

quarkup disse...

repostas muito engraçadas , mas a última daqui uns anos ate pode estar correcta , pode-se ser que se encontre vida noutros planetas , eu como adepto da astronomia e astrofisica acredito piamente nisso .

tens razão os " putos" ligam cada vez menos a escola , existem muito mais fontes de distracção do que havia à cerca de 5 , 6 anos atrás , internet , msn messenger , saidas a noite começam muito cedo .
A escola fica sempre para ultimo plano , as vidas das pessoas também estão cada vez mais dificil às vezes não existe ambiente familiar para estudar

13 disse...

Pior é ser professora desempregada...

Pedro disse...

Quanto a essas respostas, só me fazem lembrar um livro publicado há já alguns anos que se chamava "História de Portugal em Disparates", e que era a compilação dos disparates escritos em testes por vários alunos.

Mas será que os seus alunos não vieram de Marte??? ;)

Cumprimentos,

olho_azul disse...

Ás vezes penso que realmente vieram de lá...

Anónimo disse...

Poderiamos adaptar o magnífico conceito de selecção por quotas também à avaliação dos alunos se é assim tão bom. Passavam só um terço. Assim sriam os melhores entre os melhores.O que diriam os pais e os próprios?
Estes e outros desabafos no meu novo e modesto blog: http://escolaescola.blogspot.com/

anokas disse...

ohh como te entendo
eu ainda estou a corrigir testes. com o desaparecimento do meu cão atrasei todo o trabalho... enfim...
mas essas calinadas são do melhor :D
eu até tenho um ficheiro de calinadas dos alunos nos testes ehehehe
qq dia divulgo umas ;)
bjokas da anokas ;)