domingo, 18 de fevereiro de 2007

Direcção de Turma

Já não é novidade para aqueles que têm o hábito de por aqui passar do Cargo (com maiúscula para parecer importante) que este ano me saiu - sou Directora de Turma!

A turma é de 7º ano, de 27 alunos e um desconhecido. É um aluno que nunca apareceu e nunca ninguém passou pela escola para esclarecer a sua situação. A desvantagem desta turma é que, se estivessemos em avaliação, eu já não poderia esperar uma boa nota devido a este abandono (Bolas, lá se foram os 25 mil euros do prémio de desempenho!).
Não é uma turma complicada no que fiz respeito a comportamento. Já no que toca ao aproveitamento, enfim, acho que deve ser do vírus que por aí passa e os contagia a todos - estudar não é com eles. Em relação aos Encarregados de Educação não tenho nada a apontar. Ou melhor, noto um certo desinteresse pelos seus educandos. Não me procuram, não querem informações. Ou os filhos contam tudo em casa, ou então... quando o filho reprovar no final do ano talvez se perguntem porquê. Não será um pouco tarde?

Como Directora de Turma sei que tenho alguns deveres, mas corrijam-me se estou enganada, eu penso que não sou a responsável pela falta de estudo da minha Direcção de Turma. No meu ponto de vista, cada professor, na sua aula, tem o dever de chamar a atenção aos alunos e de avisar os respectivos encarregados de educação do trabalho realizado. Gosto de ser informada, claro, mas não me parece que seja eu a responsável. Revolta-me que em cada intervalo se dirijam a mim para fazer estas queixas e com comentários do género: "Os teus meninos não estudam, estás tramada!".

Em contrapartida, em determinadas situações têm a capacidade de "saltar por cima" do Director de Turma. A última é, a meu ver, um pouco caricata. Talvez nunca tenha comentado por aqui, mas um grupo de alunos da minha Direcção de Turma não gosta de aulas de substituição (como eu os compreendo) e simplesmente não comparecem nessas aulas. Os Encarregados de Educação estão informados de todas as faltas que estes alunos têm nas várias disciplinas em que o professor se ausentou e, aparentemente, não demonstram nenhuma preocupação. Ora, há algumas semanas atrás uma professora desta turma resolveu fazer queixa ao Conselho Executivo destas ausências. Como consequência o Presidente, que nessa mesma hora se dirigiu à turma, ameaçou-os com um dia de suspensão por cada 5 faltas (para terem uma ideia a professora substituta de Matemática, que também lecciona Estudo Acompanhado e Área de Projecto, demorou 3 semanas a ser colocada)! Ninguém me disse nada, ninguém me pediu satisfações, ninguém me chamou a atenção para o facto, nem colega, nem presidente. Sei o que aconteceu pela boca dos meus alunos que apenas comentaram (eles não são de fazer queixas). Por sorte (ou azar, pois gostava de saber onde isto iria dar) ainda mais nenhum professor faltou. O que eu sei é que neste momento a minha turma é considerada uma turma muito "jeitosa"! E outras situações, bem mais graves que se passam nesta escola continuam impunes...

Em mãos tenho uma preocupação relacionada com 2 alunos que têm faltado muitas vezes. Nem eu, nem os pais, estamos a conseguir resolver a situação. Eles não dizem o que se passa, mas parece-me que o caso é grave. Espero estar enganada!


______________________________________________________

Estamos em interrupção lectiva e de certeza que bem merecida para todos nós, que até há bem pouco tempo andávamos atulhados em testes!
Gozem bem esta pausa, porque "A vida são 2 dias e o Carnaval 3"!
Não sei se será impressão minha, mas quer-me parecer a mim que este período está a passar muito depressa, já para não falar do ano lectivo...
Pessoalmente não gosto muito do Carnaval, mas a todos quantos anseiam por esta época espero que se divirtam! Aproveitem!


15 comentários:

Alda Serras disse...

Também já tive essa sensação de o Director de Turma ser o último a saber! É claro que não podemos resolver todos os problemas da turma, mas o Director de Turma tem de ser infornado desse tipo de resoluções. O que me parece é que foi uma solução inspirada pelo momento, que não têm intenção de a fazer cumprir, que foi só para assustar, porque não me parece haver fundamento legal para a aplicação da medida disciplinar de 5 dias de suspensão só porque o aluno falta.

Um bom descanso, aproveita bem estes dias.

Anónimo disse...

Eu sou uma aluna do secundário, e sou completamente contra as aulas de substituição, razão pela qual, já faltei a duas delas... Só não faltei a mais porque infelizmente (nestes casos é mesmo infelizmente) no secundário já existe limite de faltas...
Mas talvez se fosse do básico faria o mesmo, não para ser rebelde, mas para defender os meus ideais... Talvez não tivesse ainda maturidade pra pensar dessa forma não sei, mas não os condeno...
Beijo e força! O trabalho dos professores tem que ser valorizado!

Citadino Kane disse...

Olhos azuis,
Sou professor no Brasil e sei que as tuas angústias são parecidas com as nossas...
Os jovens vivem em um mundo que oferece "outros divertimentos", e só mais tarde vão perceber o quanto perderam.
Relaxe, mesmo não gostando do carnaval, pernas para o ar...
Beijos,
Pedro

Marina disse...

Ola Olho Azul!
Espero que, apesar de nao gostares do Carnaval estejas a aproveitar a pausa!

Ora bem: por musiquinha aqui para animar o sitio e muuuuuuuito facil mesmo!
1 - Existem varios sites, eu uso o radioblog. Para ires la, podes carregar no ponto de interrogaçao na barra da musica la do meu sitio!
(http://www.radioblogclub.com/)

2 - Fazes pesquisa pelo nome da musica ou nome do cantor.

3 - Aparece um codigo (do lado direito), copias e colas no template do blog, no sitio onde quiseres!

E pronto, ja esta!
Qualquer coisa mais, e so dizeres! =)

Beijitos ate breve!

Patrícia disse...

Passei só para desejar um Bom Carnaval!!

Bjinhos

Tozé Franco disse...

A culpa é sempre dos professores e quando convém dos D.T.s. Coitados.
Boa interrupção de Carnaval. Ou será que interrompemos o Cranaval nestes 3 dias e que depois o retomamos?
Um abraço.

Anónimo disse...

Porque estive no CE no ano passado... coitados... deve ter sido uma reacção do momento! As queixas são tantas que de repente se reaje sem pensar que se está a passar por cima de alguém!
Quanto ao aluno do 7º ano que nunca apareceu... deves participar essa situação à CPCJ da tua área... eles têm (ou devem ter!) um grupo a trabalhar em situações de abandono escolar.
Bom Carnaval

Anónimo disse...

Já venho um pouquinho tarde mas espero que tenhas, pelo menos, aproveitado o descanso (ainda falta um diazito!).
Quanto às tuas preocupações relativas à Direcção de turma, concordo contigo: por vezes o papel do Director de Turma é bastante ingrato!

Beijinhos :)

AnaCristina disse...

A culpa é sempre dos professores!!

Bons dias de Trabalho... Sim, acredito que não estejas de férias, como os futuros titulares...

anokas disse...

eu também tenho esse Cargo! :)
tenho uma DT do 10º ano só com meninas.. a quem chamo carinhosamente das minhas meninas... enfim... aquilo é demais!!
faltosas são elas q chegam.. já avisei que não aceito mais justificações!!! e outras coisas que nem vale a pena falar!!! mas não vale a pena stressar!!! tudo na boa :)
bjokas da anokas ;)

A Professorinha disse...

Até agora ainda ninguém passou pro cima de mim, mas tu até podias ir ao CE perguntar se a colega não quer assumir o teu cargo... Afinal parece bastante interessada em fazer o teu papel...

Beijinhos

Márisa disse...

Bom fim de semana e descansa para recuperares força

Anónimo disse...

Estou a descobrir o teu blog agora. Claro que venho tarde para comentar interrupções lectivas... Mas os factos que contas sobre a DT são, em tudo, idênticos aos que acontecem comigo! Porque será?

olho_azul disse...

Sabes ap cada vez mais me dou conta que existe uma série de lamentos que ouvimos aqui e ali e que são iguais, embora vindos dos mais variados locais. Talvez seja um vírus que afecta o ensino, talvez seja o modo como a nossa escola está a caminhar. Não sei, apenas sei que já somos muitos a dizer o mesmo e nada se está a fazer para se alterar.

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom