sábado, 1 de setembro de 2007

Regresso ao trabalho

Já lá diz o ditado "o que é bom sempre acaba", ou seja "AS FÉRIAS CHEGARAM AO FIM!"

Sim, as férias terminaram e agora é tempo de voltar ao trabalho, algo que sempre nos custa, depois de um tempo sem stress e sem preocupações.

É certo que se trata de um ano diferente - não houve concursos, não houve ansiedade. Foi como se estas férias de Verão correspondessem a uma pequena interrupção.

Estranho talvez seja a melhor palavra para definir a situação. Estranho porque será a primeira vez que volto à mesma escola, estranho porque eu própria já não me vou sentir uma "estranha" na recepção que fazem aos professores. Aliás, vou ter a oportunidade de trabalhar com os mesmos colegas, que ao longo do ano conheci (e aprendi a conhecer). Vai ser bom voltar a conviver com a "outra secção"!

Até pode parecer uma banalidade para muitos, mas a verdade é que este ano já não vou andar como "barata tonta" à procura dos serviços, das salas... Enfim, toda aquela ansiedade (e até desconfiança) que acompanha um professor no seu primeiro dia, numa nova escola.

Vai ser diferente, disso não há dúvida!

Agora é tempo de fazer as malas, preparar os materiais, arregaçar as mangas e começar a pensar no próximo ano. Os próximos dias são de trabalho, muito trabalho (ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa)!

A todos desejo um bom início de ano! Que tudo vos corra bem!


Eu sei que ainda existem muitos colegas que aguardam uma colocação. Eu sei, eu própria conheço alguns. Apesar de em alguns grupos a situação não se apresentar muito risonha, resta a esperança e a em acreditar que alguma coisa há-de aparecer.

Hoje a sra. Ministra da Educação (Jornal da Tarde, RTP1) não foi muito simpática para com os milhares de professores que ficaram de fora. Infelizmente, é assim que os professores são tratados pelo Ministério que os rege, um Ministério que só se interessa pelos alunos... (sim, também se deve interessar por eles, mas será essa a sua única preocupação?)

Afinal, que seria dos alunos se não existissem professores?

Coragem a todos! Que a sorte vos sorria...

21 comentários:

Alda Serras disse...

Estou mais ou menos como tu, com a diferença que não preciso fazer malas. Arrumei os dossiers, deitei fora papéis desnecessários, já comecei a olhar para a planificação. Este já sei os níveis, as turmas, os manuais adoptados. A escola e os colegas já os conheço há muito (tenho ficado aqui em anos alternados) e é tudo muito estranho como dizes.
Congratulo-me com a minha sorte mas lamento ver tantos colegas ainda à espera de colocação.

Boa rentrée! Boa sorte a todos!

Patrícia disse...

Olá

Venho desejar um bom trabalho! E boa sorte para o novo ano ;)

Quanto à questão que deixas no final, é verdade, é claro que os alunos não seriam nada sem professores. Também concordo que os professores deveriam ser mais valorizados tanto pelo ME, tanto pela sociedade em si, uma vez que é uma das profissões mais importantes, merecia, de facto, reconhecimento.

Beijinho grande

A Flor disse...

Oi linda! :)

Felizmente a minha semanita de férias correreu muito bem. Deu para descansar bastante...

É verdade, à que se começar a preparar para o início das aulas... os meus dois rapazes já andam ansiosos....

Realmente, até agora, não tens tido algo que é fundamental em qualquer profissão... estabilidade! Talvez este ano a consigas ter... não me consigo imaginar todos os anos a mudar de local de emprego... e eu que estou no mesmo organismo à 18 anos!....

Querida, um bom recomeço de aulas e que tudo corra como desejas.... felicidades neste novo ano que começa.... para ti e para todos os professores, especialmente para aqueles que ainda estão na incerteza....

Obrigado por teres deixado o teu beijinho no meu jardim....

Fica bem

Flor

A Flor disse...

Ops, quiz dizer correu.... sorry!!!

Flor deixa beijinhos floridos

Anónimo disse...

ESTRANHO, é a palavra certa para descrever a sensação. Já não houve o stress da espera para saber qual a escola que calhou na "rifa", não houve a chatice de voltar a preencher impressos na secretaria, a ansiedade de conhecer os novos colegas, os novos alunos ...
A "outra secção" já tinha saudades da tua boa disposição.
A todos os colegas que ainda estão à espera de colocação, o desejo de boa sorte.

carlos ponte disse...

Então um bom início de ano e,já'gora, seja benvinda a esta "secção". Vai ver que tem algumas coisas boas.
Um abraço,
Carlos Ponte

LopesCaBlog disse...

Bom trabalho.
Os professores são essenciais para a continuação da transmissão dos conhecimentos.
É um nobre trabalho.

Stôra disse...

olho_azul, desejo-te um óptimo início! Acredito que, continuar na mesma escola, seja por um lado "estranho" mas por outro lado, algo de bom que te vai permitir fazer muitas coisas diferentes e de forma diferente! :)

Conheços esse livros da imagem "de trás para a frente" :)

*Beijinhos* e boa sorte!

A Professorinha disse...

Já é a 3ª vez que fico dois anos seguidos na mesma escola. É realmente diferente, é melhor por já sabermos como nos mexer, onde ir, como fazer as coisas...

Beijos

Marina disse...

Bom ano para ti!
Imagino que seja estranho... mas podes planear tudo muito melhor.
Acho eu!Que ate agora nunca repeti escolas...

Quanto aos livros da foto, so lhes conheço a capa!Que ainda sou do tempo das versoes antigas...
So de pensar q ja ha 4 anos q nao tenho 7 ano!
Xiiiiiiiii! O tempo passa rapido...

Beijitos

Citadino Kane disse...

Olho azul,
Um bom retorno e vamos ao trabalho com muito amor.
Beijos,
Pedro

A Flor disse...

Venho deixar-te o sorriso do meu coração... para ti :))

Flor

eskisito disse...

Eu não sou professor. Eu sou candidato a professor. Segundo a Dona de Casa da Educação...
Ainda nada para mim, mas ainda bem que isso te correu bem este ano.
Beijos

peciscas disse...

No início de mais um ano escolar, e num momento em que o presente e o futuro dos professores está carregado de incertezas, injustiças e armadilhas, desejo-te, ainda assim, boa sorte ( que sempre é precisa nesta profissão tão imprevisível) e que as coisas, do ponto de vista pessoal e profissional, te corram o melhor possível.
Eu, já estou de fora, mas continuo a acompanhar a saga dos colegas no activo…

Tozé Franco disse...

Bom retorno ao trabalho e que tudo corra bem.
Um abraço.

Anónimo disse...

Espero que entres com o pé direito no novo ano que agora se inicia!! Infelizmente, apesar de já ter repetido escolas duas vezes, nunca me aconteceu estar na mesma escola dois anos seguidos... ultimamente nem sequer um ano seguido, mas julgo que deve ser aliciante poder continuar projectos, conhecer já os colegas, os alunos, os "cantos da casa"!

Boa sorte!
Beijinhos

Bichodeconta disse...

Olá , ~já tinha passado por aqui, mas estava de férias.. Ainda bem que voltou ao nosso convivio..Seja bem vinda um abraço..e boa semana.

José Manuel Dias disse...

Um bom retorno à escola! Votos de bom desempenho! É sempre possível faze mais e melhor...Abraço

Hindy disse...

Cá espera pela minha colocação...

Bom ano lectivo!

Beijinho hindyado

Anónimo disse...

Dificilmente nos conseguirão decepcionar mais, neste início de ano... Portanto, é meia bola e força!

AnaCristina disse...

Este é o meu quarto ano naquele escola e se, por um lado, já se conhece os sítios e as formalidades, por outro lado, já se conhecem as cobras e a capacidade crítica aumenta ainda mais. Pelo menos é assim comigo! E não penso em ficar aqui para sempre...

Boa sorte para este novo ano lectivo