sábado, 8 de setembro de 2007

Uma semana em cheio!

Regressei ao trabalho nesta semana, mas parece-me que já foi há mais tempo, há muito tempo!

Mas vamos lá organizarmos as ideias, para terem uma ideia do que aconteceu.

2ª feira - reunião geral. Eu já tinha dito que iria ser estranho. Não me enganei. Estranho, diferente, mas gostei. A recepção é totalmente diferente, é mais calorosa. Afinal todos se conhecem e conhecem o nosso trabalho. Até o nosso estado de espírito é diferente, embora tenha esmorecido um pouco ao descobrir, afixado no placard, a agenda de trabalhos para as próximas semanas.

3ª feira - reunião de departamento. Com a nova "moda" dos titulares, lá elegemos o coordenador (uma boa escolha na minha opinião). Mas o que interessava mesmo era a distribuição do serviço. E esse deixou-me em estado de choque!!!!

A continuidade está patente, pois continuo com os meus 7ºs (agora oitavos) e como não pude continuar com o 8º, atribuíram-me uma turma de 7º, para além de continuar com a minha Direcção de Turma. A novidade no meu horário são os CEF´s (Cursos de Educação e Formação - info), onde para além de leccionar 45m de CFQ (a minha disciplina), tenho ainda a meu cargo a disciplina de Matemática Aplicada (90m)! Fui apanhada completamente de surpresa, a verdade é que ainda não me refiz do choque. Trata-se de uma turma complicada em termos de alunos, o que desde já não é algo fácil, mas sinceramente, Matemática? A mim? Eu gosto da disciplina, eu até queria ser professora de Matemática quando era mais nova, mas até que ponto estarei preparada para a leccionar? Quer-me parecer que ainda virei por aqui muitas vezes desabafar convosco...

4ª feira - exame de equivalência à frequência.

5ª e 6ª feira - Reuniões de departamento. Departamentos enormes, assuntos sérios e urgentes a tratar, conversas paralelas, falta de respeito pelos colegas e até pela coordenadora. Resultado? Reuniões a durar 3h30m e com assuntos que ficaram por tratar.

Às vezes fico chocada com os meus colegas. Nunca vos aconteceu? E dou comigo a pensar como podemos nós exigir dos nossos alunos aspectos como pontualidade, atenção e silêncio, quando somos nós os primeiros a chegar com mais de meia hora de atraso à reunião, quando falamos de tudo menos do assunto que está sobre a mesa, quando cochichamos como os companheiros em vez de falarmos na nossa vez e para todos. Enfm, reuniões frustantes...


Esta foi assim, a próxima, bem... Já se avizinham os Conselhos de Turma!

8 comentários:

bell disse...

Na minha voltinha pela blogosfera apercebi-me que todos têm horário menos eu. Na minha escola está tudo atrasado. :(

Não sei se acontecia contigo, mas o esforço inicial de fixar todas as caras novas: colegas, funcionários, alunos; associá-las aos nomes e disciplinas (no caso dos prof.); apreender as novas regras de funcionamento e os mil pequenos pormenores que divergiam sempre de escola para escola era desgastante. Depois de um período de férias, o cérebro entrava em curto-circuito com tanta informação nova!

Tenho a certeza que vais conseguir ultrapassar todos os desafios que tens pela frente. Afinal és professora, e os profs são polivalentes (já diz a outra).

Bom regresso às aulas!

Tozé Franco disse...

Matemática aplicada para alunos pouco aplicados! Não deixa de ter piada....
Um abraço.

Professorinha disse...

Ai credo... depois disso tudo ainda te vais lembrar dos conselhos de turma?... Que masoquismo.. EU já só penso nas férias... lol

Beijos

Hindy disse...

E eu ainda à espera de uma colocação...

Beijinho hindyado

Cris disse...

O que custa mais é o primeiro passo, depois tudo acontece naturalmente! Quem sabe no fim do ano não estás a desejar mais horários com Matemática!!

Força! Boa sorte!
Beijinhos

Marina disse...

Bem, so me resta desejar-te um bom dia de trabalho para amanha e depois um optimo fim de semana para descansares! =)
Uff, ate fiquei cansada de ler!

citadinokane disse...

Um ótimo fim de semana!

LopesCa disse...

Depois de te ler omelhor mesmo é desejar-te um bom fim de semana ;)