sábado, 8 de setembro de 2007

Uma semana em cheio!

Regressei ao trabalho nesta semana, mas parece-me que já foi há mais tempo, há muito tempo!

Mas vamos lá organizarmos as ideias, para terem uma ideia do que aconteceu.

2ª feira - reunião geral. Eu já tinha dito que iria ser estranho. Não me enganei. Estranho, diferente, mas gostei. A recepção é totalmente diferente, é mais calorosa. Afinal todos se conhecem e conhecem o nosso trabalho. Até o nosso estado de espírito é diferente, embora tenha esmorecido um pouco ao descobrir, afixado no placard, a agenda de trabalhos para as próximas semanas.

3ª feira - reunião de departamento. Com a nova "moda" dos titulares, lá elegemos o coordenador (uma boa escolha na minha opinião). Mas o que interessava mesmo era a distribuição do serviço. E esse deixou-me em estado de choque!!!!

A continuidade está patente, pois continuo com os meus 7ºs (agora oitavos) e como não pude continuar com o 8º, atribuíram-me uma turma de 7º, para além de continuar com a minha Direcção de Turma. A novidade no meu horário são os CEF´s (Cursos de Educação e Formação - info), onde para além de leccionar 45m de CFQ (a minha disciplina), tenho ainda a meu cargo a disciplina de Matemática Aplicada (90m)! Fui apanhada completamente de surpresa, a verdade é que ainda não me refiz do choque. Trata-se de uma turma complicada em termos de alunos, o que desde já não é algo fácil, mas sinceramente, Matemática? A mim? Eu gosto da disciplina, eu até queria ser professora de Matemática quando era mais nova, mas até que ponto estarei preparada para a leccionar? Quer-me parecer que ainda virei por aqui muitas vezes desabafar convosco...

4ª feira - exame de equivalência à frequência.

5ª e 6ª feira - Reuniões de departamento. Departamentos enormes, assuntos sérios e urgentes a tratar, conversas paralelas, falta de respeito pelos colegas e até pela coordenadora. Resultado? Reuniões a durar 3h30m e com assuntos que ficaram por tratar.

Às vezes fico chocada com os meus colegas. Nunca vos aconteceu? E dou comigo a pensar como podemos nós exigir dos nossos alunos aspectos como pontualidade, atenção e silêncio, quando somos nós os primeiros a chegar com mais de meia hora de atraso à reunião, quando falamos de tudo menos do assunto que está sobre a mesa, quando cochichamos como os companheiros em vez de falarmos na nossa vez e para todos. Enfm, reuniões frustantes...


Esta foi assim, a próxima, bem... Já se avizinham os Conselhos de Turma!

8 comentários:

Alda Serras disse...

Na minha voltinha pela blogosfera apercebi-me que todos têm horário menos eu. Na minha escola está tudo atrasado. :(

Não sei se acontecia contigo, mas o esforço inicial de fixar todas as caras novas: colegas, funcionários, alunos; associá-las aos nomes e disciplinas (no caso dos prof.); apreender as novas regras de funcionamento e os mil pequenos pormenores que divergiam sempre de escola para escola era desgastante. Depois de um período de férias, o cérebro entrava em curto-circuito com tanta informação nova!

Tenho a certeza que vais conseguir ultrapassar todos os desafios que tens pela frente. Afinal és professora, e os profs são polivalentes (já diz a outra).

Bom regresso às aulas!

Tozé Franco disse...

Matemática aplicada para alunos pouco aplicados! Não deixa de ter piada....
Um abraço.

A Professorinha disse...

Ai credo... depois disso tudo ainda te vais lembrar dos conselhos de turma?... Que masoquismo.. EU já só penso nas férias... lol

Beijos

Hindy disse...

E eu ainda à espera de uma colocação...

Beijinho hindyado

Anónimo disse...

O que custa mais é o primeiro passo, depois tudo acontece naturalmente! Quem sabe no fim do ano não estás a desejar mais horários com Matemática!!

Força! Boa sorte!
Beijinhos

Marina disse...

Bem, so me resta desejar-te um bom dia de trabalho para amanha e depois um optimo fim de semana para descansares! =)
Uff, ate fiquei cansada de ler!

Citadino Kane disse...

Um ótimo fim de semana!

LopesCaBlog disse...

Depois de te ler omelhor mesmo é desejar-te um bom fim de semana ;)