domingo, 30 de setembro de 2007

A saga de uma Directora de Turma

O ano ainda começou há 2 dias e já anda uma Directora de Turma a deitar as mãos à cabeça.

Na turma existem 2 alunos em situação de abandono escolar - um dentro da escolaridade obrigatória, outro fora! Dois casos diferentes que é para a malta não se queixar - ao menos experimenta de tudo!

Cartas enviadas em duplicado, aviso de recepção preenchidos em duplicado, reunião marcada (não em duplicado que uma pessoa fica sempre desconfiada se os pais irão comparecer ou não).

No dia marcado até apareceu uma mãe, a do garoto fora da escolaridade obrigatória. Não quer vir, já está a trabalhar. Por ele até faz o 9º ano à noite, mas ainda não tem 18 anos... Blá, Blá, Blá... Conclusão, a menos que anule a matrícula, para a semana fica chumbado por ultrapassar o limite de faltas permitido por lei.

O outro caso é hilariante. A mãe não apareceu e quando fui buscar o aviso de recepção da carta à secretaria não é que descubro que a pessoa que o assinou foi, nem mais nem menos, que a própria aluna que está a faltar às aulas? Das duas uma, ou a mãe sabe que a garota está a faltar ou escondeu a carta da mãe...

Mas a semana não fica por aqui. Nada como uma boa agitação para terminar. De forma resumida foi assim:

Um garoto da minha direcção de turma namorava com uma miúda de outra turma. Entretanto terminou o namoro com esta para se ir juntar a outra. A namorada rejeitada não gostou e toca de reunir as amigas (e amigos, acho eu) para dar uma sova no ex-namorado e na nova aquisição deste. Uma confusão autêntica com pais metidos ao barulho. A minha sorte é que nesse dia eu só tinha aulas na escola de tarde...

Ser Directora de Turma é ....

11 comentários:

(Pa)Ciência disse...

Ainda não sei... ainda só passaram 5 dias e já tive que preencher uma série de papelada. Ando à nora :(

A Professorinha disse...

É tão bom quando nos safamos dessas confusões por só termos aulas à tarde ou de manhã... Os miúdos arranjam cada confusão... Espero que não dê pano para mangas como já me aconteceu, os pais têm a mania de arrastar as coisas...

beijos

Pitanga Doce disse...

Quando chego, assim ,em blogs como o teu e vejo as horas no relógia ao lado não posso deixar de pensar: caramba eles já devem estar a dormir e eu ainda nem jantei.

Olha o que te digo é o mesmo que à Professorinha: os governos inventam programas de reincessão escolar para alunos que não têm a menor vontade de estar ali. Não rendem, a família, pór sua vez também não ajuda e assim vamos, a infernizar a vida dos professores.

beijos e boa aula amanhã.

Pitanga Doce disse...

PS: tira o A de relógio e põe uma vírgula depois de Olha,
Está bem?

Tozé Franco disse...

Ser director de turma...é uma aventura; ..é uma caixinha de surpresas. etc, etc.
Ainda agora o ano começou...
Haja paciência.
Um abraço.

Hindy disse...

...uma coisa impressionante!

Beijinho hindyado

Anónimo disse...

... tramado!! - citando a nossa "Stôra"!
Mas também tem os seus momentos bons! Uns compensam os outros.

Beijinhos
Boa semana!
(Eu continuo... à espera!)

Pedro disse...

Ser Directora de Turma é, de facto, uma carga de trabalhos. Claro que tanto pode ser um trabalho leve ou tortuoso, dependendo da turma que se tem.
No teu caso está mais que visto que é uma tortura. Enfim, vai tendo paciência e pulso forte...Força!

eskisito disse...

Ser Director de Turma é poético, é um constante mar de experiências que nos preenche, uma vida de opotunidades que nos enche a alma...ou então não. É mesmo uma grande trampa...
Beijos

Anónimo disse...

OLá, sou educadora e por aqui(Brasil, vi q és portuguesa) tbm acontece coisas bem parecidas. Eu trabalho na área de supervisão e estou mais diretamente ligada aos professores, mas não ficamos alheios a esses pormenores q acontecem na escola. Cabe a nós (supervisores) o controle dessas situações.
Gostei do texto e do blog tbm.
Bjos

A Flor disse...

ser Directora de Turma �.... DOSE!!!

O qu� a mi�da que "encomendou" a sova ao ex-namorado � do 7� ano?t�o novos e j� com instintos t�o maus?

S�o estes os futuros homens do amanh�!!!

Linda, estive uns tempos sem net em casa, dai a minha aus�ncia... mas agora voltarei com maior assiduidade... como est�s? :) j� percebi que andas prontinha para ir passar uns diazinhos ao J�lio de Matos...... eheheheh esses teus alunos e todos os problemas que eles te d�o, D�O CABO DE TI!!!

Beijiiiinhos grandes da Flor