sexta-feira, 25 de junho de 2010

Em jeito de (pré)balanço

E mais um ano se passou... rápido... talvez demasiado rápido!

Foi um ano difícil:

- pelo trabalho - 8 turmas; 3 níveis; direcção de turma; e uma "prenda" agora no final do ano;

- pelo clima vivido na escola (estranho, conflituoso, complicado);

- pela própria direcção de turma, que não apresentando casos graves de comportamento ou aproveitamento, é de difícil trato ao nível das relações interpessoais (entre eles e entre a comunidade).

O início em si já não foi fácil.

A escola estranha, depois de uma "pausa" de 3 anos na mesma escola.

As mudanças, algumas radicais, em relação ao trabalho e ao modo de o concretizar. Estamos habituados a certas "coisas" e deparamo-nos com outras, que na maior parte dos casos, nem compreendemos.

Depois uma falta de comunicação muito grande, a ponto de só sabermos de certas actividades no próprio dia em que se realizam ou, na melhor das hipóteses, no dia anterior (mas bem ao final do dia).

No que diz respeito aos alunos, confesso que alguns não deixam muitas saudades (ou nenhumas, num ou noutro caso). Mas por outro lado, com alguns criou-se uma certa empatia e foi muito bom trabalhar com eles (e até com alguns que não não tiveram muita vontade de o fazer...)

Neste momento ainda há muito para fazer - conselhos de turma, documentos e relatórios para preencher... Mas ainda bem que as aulas terminaram, porque o cansaço já se faz sentir...

Ainda falta muito para as tão desejadas (e bem merecidas) férias???

Sem comentários: