quarta-feira, 30 de junho de 2010

Há coisas que me (nos) tiram do sério!

Chega-se a esta altura do ano e assiste-se a autênticos milagres - alunos que passam quando têm um historial que nada faz prever este tipo de desfecho.

Sim, é a Educação que temos hoje em dia, que nos leva a "passar" todos os alunos, quer tenham competências ou não. Mas premiar alunos que ao longo do ano tiveram um péssimo comportamento, pouco ou nada fizeram na sala de aula e fora dela, é retirar a nossa autoridade. Que ando aqui a fazer????? Mas o pior é quando vemos o Director de Turma como a figura principal deste processo!

Ninguém gosta de ser o primeiro, mas no caso das avaliações, ser a primeira reunião do dia ou dos dias é o pior que pode acontecer - ao aluno, é claro. Por norma, as primeiras reuniões obecedem os critérios e os professores são coerentes com o seu próprio trabalho. Mas a partir daquela reunião em que se pondera isto, puxa-se aquilo, convece-se ali, os professores não podem voltar atrás - e o caminho a seguir é em frente. Sorte para os que têm as últimas reuniões...

Se alguém reclama, a resposta é sempre a mesma - não se pode reprovar o menino! E isso, desculpem-me, mas não aceito. Há bem pouco tempo, as avaliações dos alunos eram critério para a nossa própria avaliação. Tudo tinha medo... Agora que tal não acontece, tudo continua com medo... Mas se o aluno merece ficar retido?!?!?!?!?!?!?! Porque não?

Agora está na moda os cursos CEF.
Porta-se mal - encaminha-se para um CEF;
Reprovou (teve azar com o Conselho de Turma) - encaminha-se para um CEF;
É aluno NEE - encaminha-se para um CEF.

O CEF - virou tábua de salvação dos alunos!!!

Talvez seja de mim, que tenho uma visão algo cor-de-rosa (embora o olho seja azul) dos cursos CEF, mas não me parece correcto transformar uma alternativa ao estudo, para alunos que têm dificuldades no ensino dito "normal" numa espécie de refugo. E talvez seja ignorância minha, mas os alunos NEE, abrangidos por aquelas alíneas, e medidas de apoio, são os alunos indicados para frequentar um curso CEF?? É que eu pensava que eles perdiam as suas "regalias", mesmo que a exigência seja menor...

Mas se calhar estou enganada... Nesse caso não liguem... É o cansaço a falar mais alto, depois de 5 reuniões de avaliação (ainda faltam 2), que irão continuar na próxima semana...
Admirados? Também eu fiquei, e não, não consigo perceber a necessidade de voltar a reunir os Conselhos de Turma pela segunda vez. Se calhar também não é para perceber...
Decididamente, depois de reler este post, fiquei com a certeza de que estou mesmo a precisar de férias! Vocês não?

2 comentários:

Deia disse...

Concordo ctg, os CEF viraram moda! Também tive de "engolir" alguns sapos, cada vez mais é assim, infelizmente :(
O que me custa é o DT andar atrás dos profs para subirem determinadas notas para que os meninos possam passar. Enquanto DT não faria um "papel" desses.
Voltar a reunir os Conselhos de Turma? Mas geralmente só se reune caso as retenções não sejam aprovadas em pedagógico...
Há muitas escolas que complicam as coisas, ainda bem que a minha não é assim, é tudo do mais simples possível, começando logo pelos PCT's!
Continuação de bom trabalho

Isabel Preto disse...

Eu que tive 170 horas com Percursos Alternativos, compreendo bem estes desabafos...Foi muito complicado...e também estes meninos mal-educados foram quase todos encaminhados para CEF...