quarta-feira, 30 de junho de 2010

Há coisas que me (nos) tiram do sério!

Chega-se a esta altura do ano e assiste-se a autênticos milagres - alunos que passam quando têm um historial que nada faz prever este tipo de desfecho.

Sim, é a Educação que temos hoje em dia, que nos leva a "passar" todos os alunos, quer tenham competências ou não. Mas premiar alunos que ao longo do ano tiveram um péssimo comportamento, pouco ou nada fizeram na sala de aula e fora dela, é retirar a nossa autoridade. Que ando aqui a fazer????? Mas o pior é quando vemos o Director de Turma como a figura principal deste processo!

Ninguém gosta de ser o primeiro, mas no caso das avaliações, ser a primeira reunião do dia ou dos dias é o pior que pode acontecer - ao aluno, é claro. Por norma, as primeiras reuniões obecedem os critérios e os professores são coerentes com o seu próprio trabalho. Mas a partir daquela reunião em que se pondera isto, puxa-se aquilo, convece-se ali, os professores não podem voltar atrás - e o caminho a seguir é em frente. Sorte para os que têm as últimas reuniões...

Se alguém reclama, a resposta é sempre a mesma - não se pode reprovar o menino! E isso, desculpem-me, mas não aceito. Há bem pouco tempo, as avaliações dos alunos eram critério para a nossa própria avaliação. Tudo tinha medo... Agora que tal não acontece, tudo continua com medo... Mas se o aluno merece ficar retido?!?!?!?!?!?!?! Porque não?

Agora está na moda os cursos CEF.
Porta-se mal - encaminha-se para um CEF;
Reprovou (teve azar com o Conselho de Turma) - encaminha-se para um CEF;
É aluno NEE - encaminha-se para um CEF.

O CEF - virou tábua de salvação dos alunos!!!

Talvez seja de mim, que tenho uma visão algo cor-de-rosa (embora o olho seja azul) dos cursos CEF, mas não me parece correcto transformar uma alternativa ao estudo, para alunos que têm dificuldades no ensino dito "normal" numa espécie de refugo. E talvez seja ignorância minha, mas os alunos NEE, abrangidos por aquelas alíneas, e medidas de apoio, são os alunos indicados para frequentar um curso CEF?? É que eu pensava que eles perdiam as suas "regalias", mesmo que a exigência seja menor...

Mas se calhar estou enganada... Nesse caso não liguem... É o cansaço a falar mais alto, depois de 5 reuniões de avaliação (ainda faltam 2), que irão continuar na próxima semana...
Admirados? Também eu fiquei, e não, não consigo perceber a necessidade de voltar a reunir os Conselhos de Turma pela segunda vez. Se calhar também não é para perceber...
Decididamente, depois de reler este post, fiquei com a certeza de que estou mesmo a precisar de férias! Vocês não?

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Em jeito de (pré)balanço

E mais um ano se passou... rápido... talvez demasiado rápido!

Foi um ano difícil:

- pelo trabalho - 8 turmas; 3 níveis; direcção de turma; e uma "prenda" agora no final do ano;

- pelo clima vivido na escola (estranho, conflituoso, complicado);

- pela própria direcção de turma, que não apresentando casos graves de comportamento ou aproveitamento, é de difícil trato ao nível das relações interpessoais (entre eles e entre a comunidade).

O início em si já não foi fácil.

A escola estranha, depois de uma "pausa" de 3 anos na mesma escola.

As mudanças, algumas radicais, em relação ao trabalho e ao modo de o concretizar. Estamos habituados a certas "coisas" e deparamo-nos com outras, que na maior parte dos casos, nem compreendemos.

Depois uma falta de comunicação muito grande, a ponto de só sabermos de certas actividades no próprio dia em que se realizam ou, na melhor das hipóteses, no dia anterior (mas bem ao final do dia).

No que diz respeito aos alunos, confesso que alguns não deixam muitas saudades (ou nenhumas, num ou noutro caso). Mas por outro lado, com alguns criou-se uma certa empatia e foi muito bom trabalhar com eles (e até com alguns que não não tiveram muita vontade de o fazer...)

Neste momento ainda há muito para fazer - conselhos de turma, documentos e relatórios para preencher... Mas ainda bem que as aulas terminaram, porque o cansaço já se faz sentir...

Ainda falta muito para as tão desejadas (e bem merecidas) férias???

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Passar ou não passar de ano - é a questão do momento!

Última semana de aulas... Hora de atendimento aos Encarregados de Educação... Uma mãe de um aluno em situação de risco...

"Eu vim aqui saber se o meu filho passa ou não?"

"Venho sempre aqui nesta altura do ano".

"Veja lá o que pode fazer. Se ele chumba terá de fazer até ao 12º ano".

"Ele até subiu agora neste último teste".


Não seria melhor ter-se preocupado e interessado desde o início do ano? Agora não sei se há milagres (ou será que eles vão aparecer? - não me surpreenderia muito...)

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cansaço...

Estou cansada... bastante cansada...
As últimas semanas não têm sido fáceis, o trabalho tem-se acumulado, os problemas e as preocupações também.

Sim, é fim de ano, é normal... Mas por aqui ainda se trabalha mais uma semana, para compensar o início mais tardio em Setembro.

Estou sem paciência para "aturar" os alunos e, a meu ver, eles também estão sem paciência para me aturar (alguns estão assim desde o início do ano).

São os testes que se acumulam aqui em cima da secretária, são as aulas que ainda decorrem, é o trabalho de Direcção de Turma, são as actividades de "Semana Cultural", são os cargos atribuídos em final de ano (e que de boa vontade dispensava), com a responsabilidade que lhes está inerente.

E no meio de tudo isto, são os colegas que, com alguma arrogância, hábitos pouco responsáveis "cultivados" ao longo de anos, e reveladores de alguma falta de profissionalismo e excesso de desleixo (amparados por poderes superiores) que criticam decisões tomadas, e não têm em consideração o trabalho realizado, as horas e as preocupações em que tudo corra conforme o previsto, e ainda consideram má educação exigir o cumprimento de obrigações e o assumir de responsabilidades. Colegas que passam o dia a criticar, a olhar de lado, a falar nas costas, a fazer "queixinhas", considerando que o "poder atribuído subiu à cabeça de certas pessoas..."

Hoje não foi um bom dia. Acho que deu para perceber pelo desabafo... No meio de tudo isto, o serviço até correu bem, sem incidentes graves, mas poderia ter-se evitado certas situações... E o cansaço sentido neste momento poderia até ser mais leve...

Esperemos pelo dia de amanhã...

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Alunos que transitam do 8º para o 10º - sobredotados?!

Peguem num grupo de alunos com 15 anos (ou que os façam até 31 de Agosto)...

Acrescentem a esse grupo uma boa dose de competências não adquiridas, traduzidas num significativo número de "negas"...

Deixem-nos fazer os exames do 9º ano e com sorte (muita sorte, na minha opinião) temos os futuros alunos que irão frequentar o 10º ano no próximo ano lectivo!!!

Podem ler um pouco mais aqui!

A "receita" já tem alguns meses, mas só hoje foi divulgada em toda a comunicação social. E com tanta pompa e circunstância que desconfio que alguns alunos já estarão a pensar convencer os professores para os reprovar e assim poderem integrar este "grupo fantástico"!

Sinceramente...


PS. Embora tenha andado "desaparecida" e silenciosa, eu ainda ando por aqui... Com menos tempo e disponibilidade, infelizmente... Muito serviço na escola, agravado pela atribuição de um cargo neste final de ano que tem condicionado, de certa maneira, a minha actividade. Mas tudo se há-de resolver!