sexta-feira, 15 de setembro de 2006

A PRIMEIRA SEMANA


A primeira semana de aulas chegou ao fim, e já não era sem tempo.

Haja paciência para tanta apresentação:

- "Bom dia, sou a professora..."

Isto repetido 10 vezes!!!

A verdade é que, apesar de nunca fazer a mesma apresentação, é muito aborrecido repetir a situação tantas vezes. Na realidade eu não tenho 10 turmas, mas como a escola tem a possibilidade de criar turnos para a minha disciplina (o que é óptimo, ainda para mais tendo um laboratório espectacular) acabo por me repetir 2 vezes na mesma turma.

Não me posso queixar das minhas turmas, a não ser na sua extensão. Turmas com 28 alunos é um completo exagero, tanto para nós, que nos exige um esforço sobre-humano, como para os próprios alunos, que acabam por sair prejudicados na sua aprendizagem. Mas esta parece ser uma questão que custa perceber aos nossos superiores...
Tenho 5 turmas, 2 níveis de ensino, área de projecto e claro, o brinde - a Direcção de Turma, e com ela a área de formação cívica. Ao todo são 128 alunos!

Foi a primeira semana, as primeiras aulas, mas a impressão que resultou de cada uma das turmas é positiva, embora já se destaque um ou outro aluno mais falador, mais irrequieto ou mais barulhento. No fundo, o que se podia esperar de miúdos de 13 e 14 anos, animados pela agitação própria da sua idade?!
Mas confesso que estou entusiasmada com estes alunos e ansiosa por começar a sério as aulas. Sei que vai ser um ano de trabalho, mas esta é a minha profissão, aquilo que eu escolhi, por isso digo - Que venha próxima semana!


Só mais uma coisa que não posso deixar de referir - a simpatia dos funcionários. Já andei por algumas escolas, de Norte a Sul, e nesta escola encontrei (penso eu) os funcionários mais simpáticos e prestáveis, que assim se mostraram desde o dia em que me fui apresentar.

7 comentários:

A Professorinha disse...

Por acaso na minha escola os funcionários também sõa muito simpáticos, bem mais simpáticos que os colegas.

Parece que andamos as duas em sintonia. Brindes (DT), turmas grandes (também tenho de 28 alunos, embora a minha turma seja só de 20 alunos) e muitos alunos (tenho 169 ao todo).


Vamos lá ver como nos aguentamos!

matilde disse...

Um bom ano de trabalho ;)

(Pa)Ciência disse...

Que a boa impressão e o entusiasmo se mantenham até ao fim :) Beijocas!

anokas disse...

olá! descobri o teu blog através do da professorinha!
tb sou prof e este ano tb tive brinde :) deve ser por sermos bem comportadinhas e lindas eh eh
desejo-te um óptimo ano de trabalho e q tudo corra bem!
bjokas da anokas ;)

Marina disse...

Mas estas cheia de sorte!
- Aulas em turnos
- Bom laboratorio
- Funcionarios simpaticos!

:-)

Eu ja andei por uma escola em que tinha 3 varetas de vidro para 26 alunos...E depois queriam que eu os ensinasse a fazer decantacoes!

Para ja, bom fim-de-semana!
Para depois, continuaçao de trabalho!

Beijitos

Anónimo disse...

Boa sorte para o ano lectivo! =o)

AnaCristina disse...

O entusiasmo vai continuar... Afinal, somos professores!!