quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Em véspera de um fim de semana prolongado...

As semanas passam a correr, agora que estamos em final de período (e quando as semanas são mais curtas, ainda melhor!).

Depois de uma semana atribulada, como foi a da semana passada, esta correu muito melhor.

A aluna "acidentada" voltou sã e salva. Graças a Deus está bem!

A aula de Formação Cívica serviu para puxar as orelhas aos meninos da minha Direcção de Turma, que souberam acatar os recados recebidos. Aqui tenho mesmo de lhes dar um louvor. De todas as minhas turmas, apenas esta e uma outra, sabem ouvir de boca fechada as chamadas de atenção que lhes são feitas. As outras, enfim, têm sempre uma resposta a dar, alguma coisa a resmungar... Não conseguem ficar calados, são sempre eles que ficam com a última palavra. E o pior é que este é um mal que se está a alastrar a nível nacional!

Mas a semana não ficou por aqui.

A pedido do Conselho Executivo fui vigiar um exame a uma aluna que faz parte do projecto Escola Móvel. A aluna em causa é filha de trabalhadores itenerantes, do circo. Nos dias em que o circo esteve na localidade, a minha escola serviu-lhe de escola de acolhimento. Com o seu computador passou os dias na biblioteca da escola onde, virtualmente, foi tendo aulas, estudando, fazendo fichas de trabalho e interagindo com outros colegas através de um chat próprio. É uma maneira diferente de ter aulas. Muito diferente mesmo. A profissão dos pais (e a dela também uma vez que é uma adolescente que tem o seu número no circo com cobras...) obriga-os a andar por todo o país, sem um poiso definitivo. E todos nós sabemos o que é andar de escola em escola, sem conhecer ninguém, chegar a meio do período e um mês depois partir. Este projecto permite-lhes atingir um nível de escolaridade que com o ensino tradicional dificilmente conseguiriam.

Já tinha ouvido falar neste projecto, mas sabia muito pouco, por isso fui pesquisar um bocadinho. Aqui fica "Escola móvel na imprensa", para quem quiser saber um pouco mais.

E claro, sendo uma semana mais curta do que o habitual não há muito mais a relatar.

Um conselho? Sim, claro. Aproveitem estes dias da melhor maneira, porque as semanas que aí se avizinham vão ser complicadas...



6 comentários:

Alda Serras disse...

Muito interessante este projecto! Também não conhecia.

Um óptimo fim-de-semana!

Anónimo disse...

Não conhecia este projecto! Parece-me bastante positivo!

E, tens razão: que bem sabem estas semanitas mais curtas!

Bom fim de semana!
Beijinhos :)

Márisa disse...

Desconhecia este projecto!
Muito interessante!
Beijocas fofas e bom fim de semana XL.

José Manuel Dias disse...

Interessante...mt interessante. Bom fim de emana!
Bjs

Anónimo disse...

Espero q o fim de semana esteja a ser bom! Não conhecia o projecto... é smp bom ter contacto c projectos diferentes. A minha experiência com os surdos está a ser mto boa!
*Beijinhos*

A Professorinha disse...

Este fim de semana não vai ser tão bom como o outro... vou corrigir testes... ai....

Beijinhos