sexta-feira, 8 de setembro de 2006

De volta ao ninho...


Sim, é verdade!!! Estou de volta ao ninho (entenda-se lar) após uma semana intensiva de trabalho. Eu sei que ainda mal começou, mas ainda não me refiz de uma semana repleta de reuniões e de um choque emocional: VOU SER DT!!!

Mas começando pelo início:

2ª feira - Reunião Geral.
Que confusão!!! É o que acontece quando a escola é um agrupamento (ou mega agrupamento, segundo o seu presidente) e a reunião conta com a presença de professores do JI, 1ºC, 2ºC e 3ºC. Tanta confusão que apesar de a Coordenadora de Departamento se identificar eu não a consegui ver...


3ª feira - Reunião de Departamento.
Que confusão!!! (sim, eu sei que me estou a repetir, mas nunca estive num departamento composto por 27 professores!). Lá consegui conhecer os meu colegas de grupo e alguns colegas de departamento, mas continuei a sentir-me como uma estranha. Este foi o dia do choque emocional - recebi o meu horário, após 1 hora de explicitação das siglas presentes no mesmo e das tarefas a realizar nas horas por elas identificadas. Não me admirei de não ter dia livre, não me admirei de ter 5 turmas, mas no fundo ainda mantinha a esperança de que não fosse verdade, mas tenho uma Direcção de Turma. Acho que o que mais me assusta é o facto de nunca o ter sido. Quase sempre fui secretária, ajudando o Dt naquilo que podia. Eu sei que há sempre uma primeira vez... Está visto que este vai ser um ano em cheio!

4ª feira - Reuniões, Reuniões.......

5º e 6º feira - Reuniões de Conselho de Turma.
É tão estranho estarmos a falar de miúdos que nunca vimos. Desculpem, mas ás vezes penso que esta não é uma boa opção. Parece que rotulamos os nossos alunos, com as etiquetas que os identificavam no ano anterior. Não poderão estar mudados este ano? Não poderão ter crescido, não só no aspecto físico, como no aspecto intelectual? Tenho essa esperança (as informações obtidas não abonam nada em favor deles...).

Que semana esta!!!! E o pior é que 2ª feira lá estamos todos ao serviço...

Por isso, reconfortada pelo aconchego do meu ninho, vou aproveitar ao máximo este fim de semana.

O princípio do ano está à porta: Bom trabalho para todos aqueles que o têm!

4 comentários:

(Pa)Ciência disse...

De facto vir a ser DT também me assusta um bocadinho! Talvez, como tu dizes, por nunca o termos sido... Quanto às escolas "grandes" já estou habituada, aliás nunca fiquei numa escola "pequena"... eu e os "antigos liceus" das capitais de distrito temos qq coisa que nos liga! Mas pareço gostar ehehehe! Boa sorte, bom trabalho! Eu por cá continuo em espera ;)

Marina disse...

Também estou de acordo com a ideia dos Conselhos de Turma...Geralmente, as turmas melhor cotadas sao as que mais trabalho nos dao.
Mais vale conhecer os alunos primeiro e fazer juizos depois!

Beijitos e bom fds

A Professorinha disse...

Já tiveste Conselhos de Turma? Não me aprece que na minha escola haja conselhos de turma antes das aulas começares, pelo menos espero bem que não pois n vejo objectivo em tê-las sem antes conhecer os alunos...

Ainda assim a minha escola é mais pequena, somos 104 professores.

Tenho mais turmas do que tu :P e também DT :(

Eurydice disse...

Sugeria que não se assustassem antes de os conhecer!... :)
Vão ver que corre muito melhor do que os prognósticos afiançam!...Um pouco de calma e bom senso fazem milagres, e os alunos normalmente afeiçoam-se ao DT.

Quanto aos CT antes de tudo... Também vou ter. E a razão? Chama-se Projecto Curricular de Turma. Mais uma daquelas coisas muito super-coisa-e-tal, mas de cuja utilidade a gente duvida fortemente em razão das experiências anteriores... porém, está na lei, e uma pessoa vai tentando, na esperança de que acabe por dar algum fruto. Ayay!... ;)
Bom ano lectivo e bom trabalho