segunda-feira, 11 de setembro de 2006

O meu primeiro dia de aulas
(como Directora de Turma)


Hoje foi o meu primeiro dia de aulas, como Directora de Turma. O que significa isso? Bom, significa que pela primeira vez, desde que sou professora, fiz a recepção aos alunos.
Decorreu da parte da tarde e já deu para ter uma ideia...
É uma turma grande, de 28 alunos, do 7º ano de escolaridade, com alguns elementos mais atrevidos e faladores, que aparentam um certo desinteresse pela escola. Mas ao mesmo tempo apresentavam um brilhozinho nos olhos, próprio de quem está a começar um novo ano lectivo.

Confesso que estou um pouco apreensiva pela responsabilidade que tenho com esta turma. Ser Director de Turma não é uma tarefa fácil... Vou tentar fazer o meu melhor!!!
"O que eu quero principalmente é que vivam felizes.
não sou, junto de vós, mais do que um amigo um bocadinho mais velho. Sei coisas que vocês não sabem, do mesmo modo que vocês sabem coisas que não sei ou já esqueci. Estou aqui para ensinar umas e aprender outras (...)".
Texto adaptado
Sebastião da Gama...

7 comentários:

Anónimo disse...

Com esse espírito... Não vais ter dificuldades, tenho a certeza!

Um professor é mesmo isso... "um amigo um bocadinho mais velho..."!

Anónimo disse...

mas parece que tens as qualidades necessárias para ser uma professora já que parece preocupar te com os teus alunos como fossem teus filhos .

A Professorinha disse...

E o que lhes disseste no primeiro dia?? Eu não faço a mínima ideia o que vou fazer...e estou mesmo às aranhas. Sei que lhes vou dar o horário e apresentar-me...

Onde está o manual para estas coisas???

Beijinhos

A Professorinha disse...

E o que lhes disseste no primeiro dia?? Eu não faço a mínima ideia o que vou fazer...e stou mesmo às aranhas. Sei que lhes vou dar o hoprário e apresentar-me...

Onde está o manual para estas coisas???

Beijinhos

matilde disse...

Um bom ano de trabalho, que tenho a certeza que vai ser ;)

Anónimo disse...

Ser Directora de Turma traz, de facto, responsabilidades acrescidas mas, regra geral, é exactamente com essa turma que criamos mais empatia. Afinal são os nossos meninos, a nossa turma! Pelo menos a minha experiência como D.T. ensinou-me isto! E pelas tuas palavras acredito que isso vai acontecer contigo, que vais desempenhar muito bem esse papel descrito na tua citação (também gosto muito deste texto de Sebastião da Gama!).

Boa sorte para o teu ano lectivo!
Beijinhos :)

João Paulo Silva disse...

Não há Manual e há sempre muitos nervos!
Eu vou tentando, antes, em conversa com outros colegas, percebendo com quem vou contar... que tipo de alunos são... acaba por haver sempre alguém que sabe alguma coisa.

Por exemplo, na 6ª na minha apresentação, vou levar um livro - contos do mar, para ler uns contos sobre a consequência dos comportamentos... talvez tb ainda faça um pequeno vídeo com fotos do ano anterior.

Mas a ideia é simples: eles ainda estão mais nervosos que nós! E o profissional somos nós e não eles. Então estamos em vantagem.
Vamos a eles eeheheh...
JP