sexta-feira, 27 de julho de 2007

Dúvidas e incertezas

Um professor, que não seja efectivo, obviamente, tem sempre a sua vida em sobressalto. Um ano aqui, outro ali, um mês no Norte, outro no Sul. Parecemos ciganos! Isto pode durar alguns anos, após a conclusão do curso, ou pode prolongar-se quase por uma vida inteira. Neste caso depende sempre do curso, ou seja da disciplina que se lecciona (e que pode estar muito cheia em termos de professores) ou pode ainda dever-se a escolhas que o próprio faça, e que na maior parte dos casos se relaciona com a estabilidade familiar.

Passada a fase do "Contratado", e com sorte, entra-se na fase do QZP (quadro de zona pedagógica). A dita zona corresponde a uma área que pode abranger um distrito inteiro, ou parte dele (dependendo, claro, da sua dimensão). Aqui já se consegue acalmar o coração, aliviar o stress. Sabemos que podemos saltitar de escola em escola, mas pelo menos estamos limitados a uma área. Esta é a minha situação. Sou QZP!

No início deste ano (entenda-se ano lectivo) e com as alterações ao concurso de docentes, os professores ficaram com a ideia de que as colocações seriam por 3 anos lectivos (desde que a escola tivesse horário), com algumas excepções no que dizia respeito aos contratados, onde as regras seriam um pouco diferentes.

Assim pensava eu!
Fiquei colocada na minha 4ª opção, num horário de 18 horas (que no caso de QZP tem de ser sempre completado, nem que seja com horas de substituição, que foi o meu caso).

Trabalhei o melhor que pude, esforçei-me o melhor que soube, cumpri com os meus objectivos! Cada escola tem o seu método de trabalho. A minha não é excepção. Tem coisas boas, tem coisas menos boas. Não me posso queixar muito, afinal, não estou tão longe de casa como muitos, que infelizmente, se encontram em situações bem diferentes (e complicadas também).

Agora ao terminar o ano lectivo, pensei no meu futuro. Se a colocação fosse realmente por 3 anos seria a primeira vez que tal me aconteceria - ficar na mesma escola, provavelmente dar continuidade às minhas turmas.

Questionei o Conselho Executivo e foi aí que as dúvidas surgiram.
Não me dão certezas de ficar, não me sabem sequer dizer se sou ou não obrigada a concorrer. Estão à espera de informações, pois segundo eles, tendo entrado com horário incompleto, não sabem como se irá processar esta situação.

Pelas informações que o Ministério vai debitando, eu não entendo assim. Mas as leituras deste tipo de informações são sempre tão duvidosas, permitem sempre várias interpretações...
Por isso, o meu futuro apresenta-se assim:



...pelo menos até dia 6 de Agosto...

PS: Ontem quando escrei este post ainda não sabia das alterações do Ministério. Afinal os concursos começam a 1 de Agosto. Será isto um bom ou um mau presságio...

13 comentários:

vieira calado disse...

Professor "já foi chão que deu uvas".
Eu tive a sorte, que outros não têm de ter saído a tempo.
Boas férias.

Anónimo disse...

Boa sorte mesmo!

Infelizmente sou contratada e sou mais uma das que tem calcorreado o país... Tem sido bom, tenho conhecido imensa gente, sítios felizmente que tenho adorado... Mas já sabia bem poder estabilizar.

A Flor disse...

Mas desde quando se pode confiar num ministério assim?
Acho que nem mesmo eles sabem ao certo as medidas a serem tomadas!!! Enfim!!! é o que temos!!!


Seria bom que durante 3 ou 4 anos fossem os mesmos professores, aliás, é mesmo aconselhável para as crianças!

Bem, quer dizer que até dia 6 de Agosto, vais ficar na incerteza, na dúvida?
Pois bem, amiga, vou pedir a Deus nas minhas orações, tu sabes que eu tenho muita fé em Deus, que Ele te ajude a conseguires a colocação onde desejas... que Deus te conceda os desejos do teu doce coração... :))

E sei que ELE te irá ajudar. :D

Beijoca de uma Flor cheia de fé :D

A Flor disse...

Ahhh, voltei para te dizer que te "roubei" o teu ponto de interrogação... está tão original e tem uma das minhas cores preferidas... não resisti!!!! desculpa a Flor :D

Beijoca e um bom fim-de-semana com muito calor e praia.

:))

FRANCO disse...

Profiss�o de risco...imediato!!!
Casa �s costas...
Mas o amor � arte de ensinar...de fazer sonhar os mi�dos supera tudo,n�

eskisito disse...

Eu ainda nem a Contratado cheguei, por isso, ainda me falta penar muito.
Mas, é realmente triste andarmos nesta vida de trampa.
Beijos

Tozé Franco disse...

Cá em casa já andámos os dois assim. Sabemos o que isso é.
Um abraço.

Bichodeconta disse...

Tal o estado de incerteza a que chegou este país... A insegurança de quem precisa de trabalhar dia após dia.. Eu não sendo professora fui atirada para o adesemprego aos 54 anos, tenho 45 anos trabalhados, e agora com as flexiseguranças e as empresas de trabalho temporário! Tão temporário que no mes de Junho fui chamada para fazer trez dias de trabalho.. Fazer o que ? Certamente temos de dar uma volta a isto tudo, assim não podemos continuar, desmembram famílias, e depois queixam-se do ensino e dos professores a quem é negado o sagrado direito ao seu trabalho, á sua segurança.. Um abraço, Ell

Unknown disse...

P.S Um convite lá no blog ;)
beijinhos

A Professorinha disse...

Alteram assim os concursos... Nem disseram porquê. Eu tenho horário, mas não sei se tenho que concorrer... O ME lembra-se de cada uma...

Beijinho e boa sorte!

Andreia disse...

Pois eu também ainda nem sequer cheguei a contratada... faço parte da categoria Outros... só de olhar em frente, até assusta.. o tempo passa e a incerteza de cada ano permanece sempre igual... ou pior... resta-me esperar, ao menos, algo relacionado com a arte de ensino pela qual tenho tanto gosto... Quem sabe se não consigo ficar novamente nas actividades de enriquecimento curricular... Esperemos que sim!

Alda Serras disse...

Também sou QZP e fui a última a entrar no meu grupo. Seria, portanto, a primeira a sair caso não houvesse horas para me atribuir. Andei com o coração nas mãos, mais ainda quando recebi um aviso para levantar uma carta registada da escola, mas neste momento já sei que continuo, que tenho horário completo. Espero que o mesmo aconteça contigo.

Patrícia disse...

Passei para agradecer os parabéns no meu cantinho ;)

Beijinhos grandes