domingo, 1 de julho de 2007

Semana do dizer bem!

Pela mão da Paideia surgiu a proposta de se dizer bem, durante esta semana (25 de Junho a 1 de Julho), de um aluno, de um colega, de uma iniciativa, enfim, dizer bem da educação. Achei de facto uma boa ideia e só por falta de tempo é que ainda não consegui postar o meu post (deixei mesmo para o último dia da campanha (tipicamente portuguesa!), mas penso que ainda vai a tempo!).

Esta onda de blogs de professores está a crescer, tem sido noticiado nos jornais, mas parece-me a mim que nos apontam o dedo, pois entendem os posts como queixas de uma classe, ou seja, não fazemos mais nada senão queixarmo-nos. Mas sabem, eu não me queixo, embora possa parecer a quem por aqui passa. Eu desabafo, eu mostro aquilo que sinto, aquilo que se passa no meu dia-a-dia. São situações reais, algumas boas, outras menos boas, mas que mostram como é o diário desta professora de olho azul.

Depois do esclarecimento, vamos então ao post concreto. Decidi falar de uma área não disciplinar – Área de Projecto. Pessoalmente não acho muita piada a esta área, e considero que tal como no 2º ciclo, também no 3º ciclo esta deveria ser leccionada por dois professores. Gerir projectos de vários grupos de trabalho, com solicitações constantes, em que, de acordo com o trabalho a ser desenvolvido, existem grupos que necessitam de pesquisar na net e outros não. Como posso eu dividir-me? Deixar metade da turma na sala sozinha e eu estar com a outra metade na sala de informática? Nem pensar!!! Mas enfim, não posso estar a criticar que este post é para dizer bem…

O início do ano na turma em que leccionei Área de Projecto (não é bem leccionar, mas a verdade é que não sei qual o melhor termo) foi um pouco complicado. A turma era muito grande, com alunos muito perturbadores, e com enormes dificuldades em perceber qual a ideia principal de Área de Projecto.

No meu ponto de vista, é necessário seleccionar um tema geral, sobre o qual a turma se irá debruçar e depois, de acordo com os grupos formados, seleccionarem vários sub-temas, terminando num produto final.

Pois, formar os grupos não foi fácil, escolher os temas ainda pior. Cada grupo apresentava uma proposta completamente diferente do grupo vizinho. Depois de muitas discussões, sem chegarmos a lado nenhum fiz uma proposta de trabalho – “Um dia de actividades com o Pré-Escolar”.

A ideia era simples. Cada grupo seleccionava um conjunto de jogos, adequados à idade destas crianças, preparava os materiais, e depois iríamos jogar com as crianças de um dos jardins-de-infância do agrupamento de escolas. A princípio ficaram um pouco renitentes, mas aceitaram a proposta e gradualmente foram ficando entusiasmados e bastante ansiosos por concretizarem o projecto.

Escolher o jardim-de-infância não foi difícil – o mais perto da nossa escola, para não implicar transporte e por coincidência aquele que a maior parte da turma tinha frequentado. No dia combinado lá fomos (com o apoio do pai do JP que se disponibilizou para levar e trazer de volta os materiais).

O feed-back daquelas crianças de 3,4 e 5 anos foi fantástico. Muito entusiasmo, muita alegria, muita brincadeira – pescaria, jogo dos sacos, peddy-paper, gincana, jogo das cadeiras – estes foram alguns. Quem ficou com pena foram os alunos do 1º Ciclo, para os quais não estavam destinadas as actividades, mas que puderam participar num jogo de futebol com os meus alunos.

A educadora de infância adorou e pediu para repetir mais vezes. De facto, as escolas estão agrupadas, mas falta esta ligação, este contacto entre os diferentes níveis, entre as diferentes escolas, promovendo assim a interdisciplinaridade. Se puder volto a repetir a experiência!

8 comentários:

Paideia disse...

Eles devem ter gostado de voltar ao seu jardim de infância; é uma boa forma de promover a cooperação e de desenvolver competências sociais.
:)

ap disse...

Muito boa ideia, sim senhora! Também concordo que a Área de Projecto deva ser assim dinamizada de forma envolvente, criativa e com prazer. Eu tenho é a sorte de ter um parceiro! A 2 é tudo um pouco menos cansativo. É que não nos podemos fiar no ditado "quem trabalha por gosto não se cansa"
;-)

Tozé Franco disse...

Parabéns pela iniciativa.
À conta da da àrea de Projecto já levo 6 representações teatrais, cinco delas escritas nas aulas. A última sobre a Revolução de 1640, teve quase 1 hora. Além desta actividade principal ainda desenvolvemos outras que requerem menos fôlego.
Para o ano quero ver se faço um ano sabático desta Área, pois as ideias também vão escasseando.

Marina disse...

Ora ai esta uma coisa da qual eu ainda tenho pouco para dizer bem...
A 2 seria, sem duvida, melhor.

Flôr disse...

Acho que não usas este teu cantinho para criticar... apenas nos contas... situações da tua realidade profissional... :) E que mal tem isso... da maneira que isto está... qualquer dia... vem um ministro qualquer "fechar-te" o blog ehehehe

A experiência foi interessante... os mais velhinhos a relembrarem o tempo em que também eles andavam no jardim de infância....

Beijoca e não deixes de dizeres o que sentes.... pois tal não acontecerá, assim como também não deixarás de ter olhos azuis.. :)

Obrigado por arranjares um bocadinho para me vizitares, apesar de andares tão ocupada...

Flor

Flôr disse...

Rectifico visitar... sorry :D é do sono eheheh

Boa Semana


Flor

Cris disse...

Parabéns pela ideia!! Também "leccionei" Área de Projecto pela primeira vez este ano mas não correu muito bem, exactamente por ser complicado escolher um tema que agrade a todos e agrupá-los de modo a que todos se empenhem de forma activa!

Bjs

13 disse...

dá para assinar por baixo?
Bjs