quinta-feira, 19 de julho de 2007

Oficialmente ainda não...

Férias, oficialmente ainda não. Contudo, acho que posso respirar de alívio.
O grosso do trabalho já acabou, finalmente.
Este final de ano foi um pouco sufocante, não tenho memória de outro assim. Foram dias e noites rodeada de papeis por todo o lado, aflita para conseguir ter tudo pronto a tempo, foram as avaliações e o stress associado, foram os relatórios de retenção e os outros, foram as matrículas, foram as reuniões de departamento infindáveis, foi a base de dados, foi uma série de burocracias...
Uma pressão enorme para conseguir ter tudo pronto dentro do prazo, aflita para terminar o Projecto Curricular de Turma, vulgo PCT, para o entregar dentro do prazo estipulado no placard da sala de professores, organizar os anexos do PCT (que vai-se a ver são mais volumosos que o próprio PCT em si). E depois olha-se para o lado e vê-se o DT X ou o DT Y que ainda não entregraram; o DT Z que ainda nem sequer sabe como se inserem os dados dos planos, enquanto outros desesperaram para fazer tudo, a tempo...

O ano terminou!!!!
Mais um ano que se passou, rapidamente.
Ainda há pouco entrava na escola, pela primeira vez. Timidamente, olhando com reservas, sendo olhada de canto. Aos poucos vamo-nos conhecendo, e até acabamos por criar relações especiais com os colegas, amizades que nos marcam, que nos ajudam a encarar as dificuldades que este ano nos apareceram pela frente, momentos de convívio que nos ficam na memória, horas de boas gargalhadas...
Este ano não foi fácil. Felizmente não tive problemas com as minhas turmas, mas foi preciso trabalhar muito. Foram muitos alunos com NEE (necessidades educativas especiais). Só numa turma apanhei Currículo Alternativo, Currículo Escolar Próprio, Adaptações Curriculares (ao abrigo do 319/91 ou simplemente ao nível do PCT). Foi um autêntico estágio nesta área, mas sinto que ainda tenho muito para aprender.

Fui DT pela primeira vez. O balanço pode considerar-se positivo, apesar de todas as situações que estiveram relacionadas (algumas já aqui contadas). Mas senti muita falta de apoio, senti-me desamparada. Ninguém parou para perguntar se já o tinha sido, ninguém perguntou se precisava de ajuda. E como precisei!!!! Valeram-me alguns colegas, valeu-me a minha experiência como secretária em anos anteriores, valeu-me a iniciativa de perguntar (ou mesmo chatear) até perceber. Já lá diz o ditado "Quem tem boca chega a Roma"!
Fiz o que pude, o melhor que sei. Aprendi muito e sei que numa próxima vez irei fazer algumas coisas de modo diferente. Afinal, estamos sempre a aprender, com os outros, connosco mesmos, com os nossos erros.

Oficialmente ainda não, mas depois do sufoco passado já me sinto de férias.
Vou aproveitar para desacansar, para organizar o monte de papéis que se acumularam nos últimos meses. Ainda há algum trabalho a fazer!
O tempo convida a saídas, e o cheirinho do mar entra-me pela janela...

8 comentários:

Tozé Franco disse...

Está na hora de começar a aproveitar os tais 3 meses de férias que alguns dizem que temos...
Um abraço.

Stôra disse...

Finalmente algum descanso :) Como eu te compreendo!... Só ainda não sei o que é ser D.T. mas como sou sempre secretária, faço uma ideia.
Lá vamos nós regressar a casa... até que outra escola nos chame; para se repetir tudo novamente.
Bom descanso.
*Beijinhos*

carlos ponte disse...

Então divirta-se. Boas férias. Por mim estou também a entrar embora lá para o dia 7 de Agosto as tenha de interromper para tratar das reapreciações dos exames que por esses dias estarão prontas. Isto de coordenar o secretariado de exames obriga-nos a estar sempre alerta.
Um abraço,
Carlos Ponte

Pitanga Doce disse...

Férias ainda não mas o biquini já espera ali dentro da gaveta...

beijinhos

A Flor disse...

Pois... o governo bem diz que vocês, os professores, têm tudo e mais alguma coisa!!!! Mas não estou a ver nada!! ahahah

Claro que são "fantasias" da cabeça deles!!!!

Foi o teu primeiro ano a dar aulas? ou o primeiro a leccionar nessa escola?

Estás quase, quase, quase.... a "mergulhar" numas merecidíssimas férias...ÚPIIIIIIII!!!!

Linda, fico contente que tenhas voltado a postar. :D

Beijoca "rechunchuda" da amiga Flor

Hindy disse...

Beijinhos

Naeno disse...

DEUS EXISTE

A tua existência
É a prova serena
Da existência de Deus.
E é confortável saber
Que Ele está do meu lado.
Olhando para os meus olhos
Por onde Ele saberá,
Sem que necessário eu diga,
E me contenha sabendo, amar-te.

Para Deus um gesto é o bastante,
E assim te vejo
Mesmo quando estou distante.
Ou tu distraída
Com a certeza explícita,
Que os campos por onde piso
O teu olhar me acompanha
E eu me guio por eles.

E eu ah, teu,
Vou me elevando na fé,
E agora vejo que és
O que não era o que via
Me acompanhando da Sé.

Um beijo
Naeno

olho_azul disse...

Não Flor, não foi o meu primeiro ano a dar aulas, mas foi o primeiro nesta escola. Cada ano, numa escola nova, é sempre um recomeçar, aprender de novo os usos e costumes que são sempre diferentes.